Google+

Promulgação da Primeira Constituição Republicana

Leia Promulgação da Primeira Constituição Republicana


A página Promulgação da Primeira Constituição Republicana já foi visualizada 251 vezes deste que foi publicada.

Mensagens Lindas » Curiosidades » Promulgação da Primeira Constituição Republicana


Promulgação da Primeira Constituição Republicana para você curtir e ver no Mensagens Lindas. Participe no Facebook e compartilhe Promulgação da Primeira Constituição Republicana com outra pessoa!

A nova Constituição foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891.

Estabelecia um mandato de quatro anos para o presidente da República, que seria escolhido por eleições diretas; manteve três poderes de governo (Executivo, Legislativo e Judiciário), anulando o Poder Moderador; deu autonomia às antigas províncias, agora denominados estados; adotou o voto universal masculino, excluindo os analfabetos.

Naquele período, a grande maioria da população era analfabeta.

O primeiro presidente foi escolhido, excepcionalmente, pela Assembléia Constituinte.

Como candidatos apresentaram-se o marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais. O militar saiu vitorioso e foi empossado como presidente constitucional em 25 de fevereiro de 1891.

As Constituições da República

Após a primeira Constituição da República, em 1891, tivemos outras:
» 1934: votada pelo Congresso sob a presidência de Getúlio Vargas.» 1937: outorgada durante o período do Estado Novo por Getúlio Vargas, conhecida como Constituição Polaca, por copiar a Constituição fascista da Polônia.» 1946: votada pela Assembléia Constituinte no governo de Eurico Gaspar Dutra.» 1967: sem a participação do Congresso, após o golpe militar de 1964 e sob o governo do presidente Castelo Branco, foi elaborada uma nova Constituição que garantiu a continuidade da ditadura militar. Essa constituição incorporou os atos institucionais editados pelo regime autoritário instalado no país em 1° de abril de 1964.» 1988: a Assembléia Nacional Constituinte, eleita em 1986, promulga a nova Carta Magna, conhecida como Constituição Cidadã, que garantiu a volta do regime democrático, ampliando os direitos e garantias sociais dos brasileiros. É a Constituição em vigor atualmente.

Mensagens relacionadas com Promulgação da Primeira Constituição Republicana

Explicação do Hino Nacional Brasileiro

Origem do dízimo

Tipos de dor de cabeça

Sintomas do câncer de mama

Sentimentos no corpo humano

Diferença entre amor e paixão

Tatuador reconstrói mamilos de mulheres com câncer

A duração de um abraço

Corrente de retorno

Evolução das Calças Femininas


Comentários da página

Gostou da página, das frases e das mensagens no site? Então comente no Mensagens Lindas expressando a sua opinião sobre Promulgação da Primeira Constituição Republicana no espaço abaixo...

O Mensagens Lindas não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências de cada mensagem.



Contato e Fale Conosco

Para qualquer questão sobre a página ou conteúdo, fale com o Mensagens Lindas através do link abaixo:

Envie uma mensagem para nós...



Esta mensagem e mais páginas bonitas para ler, curtir no Facebook, seguir no Twitter e enviar Promulgação da Primeira Constituição Republicana para quem deseja clicando nos botões das redes sociais ou no botão ao lado:



Promulgação da Primeira Constituição Republicana na categoria: Curiosidades