Por que 1º de abril é o dia da mentira? Há muitas explicações para o primeiro de abril ter se transformado no dia da mentira, que também é conhecido como dia das petas, dia dos tolos de abril ou dia dos bobos.

Na Espanha por exemplo, o dia é conhecido como o dia dos enganos.

O Dia da Mentira é celebrado anualmente no primeiro dia de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, este dia da mentira é uma data escolhida onde as pessoas contam mentiras e pregam peças em outras apenas por pura diversão.

O Dia da Mentira é comemorado em abril por crianças e adultos e tem brincadeiras que continuam por vários anos!

Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de mau gosto, que são aquelas que ridicularizam ou humilham as pessoas, mas a intenção diferente e normalmente as brincadeiras são saudáveis.

Origem do dia da mentira

Esta data estende-se a mitologia nórdica à Idade Média. Esta brincadeira surgiu na França, ainda no reinado de Carlos IX entre osanos de 1560 e 1574. Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera.

As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro duravam uma semana, terminando uma semana depois em primeiro de abril.

A data mudou após o papa Gregório XIII instituir um novo calendário. Boa parte dos franceses resistiram à mudança ou ignoraram ou esqueceram, e mantiveram a comemoração na antiga data. Assim, algumas pessoas começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores a favor do calendário anterior apelidos de “bobos de abril”.

Entre os ingleses, o dia da mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”.

Dia da mentira no Brasil

O primeiro de abril começou a ser espalhada no Brasil em Minas Gerais. Por lá circulou “A Mentira” que era um periódico de vida efêmera, lançado justamente em 1º de abril de 1828. A primeira notícia foi sobre o falecimento de Dom Pedro, porém foi desmentida no dia seguinte.

Este periódico saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores de “A mentira” para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte. Ele deu como referência um local inexistente e foi desmentido após isso.

Pegadinhas para o dia da mentira

Entre as pegadinhas e piadas que costumam ser mais utilizados como motivo no Dia da Mentira estão os mais famosos:

Falar para o namorado que está grávida. Falar para a esposa que foi demitido. Falar para o filho que ele é adotado.

Falar para os seus amigos que você ganhou na loteria. Falar que roubaram o seu carro. Falar que vai sair do país e não volta mais. Falar que vai se casar mesmo não tendo ninguém.