Pular para o conteúdo principal

1 de Abril é Dia da Mentira

Saiba porque o dia primeiro de abril é o dia da mentira e que há muitas explicações para esta data ter se transformado no dia da mentira, que também é conhecido como o dia das petas, dia dos tolos de abril ou dia dos bobos.
O Dia da Mentira é celebrado anualmente no primeiro dia do mês de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, este dia é uma data escolhida para que as pessoas possam contar mentiras e pregar peças ou brincadeiras em outros conhecidos apenas por pura diversão.

O Dia da Mentira é comemorado em abril por quase todas as crianças e adultos e tem brincadeiras tradicionais que continuam por vários anos.

Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de mau gosto, que são aquelas que ridicularizam ou até mesmo humilham as pessoas, mas a intenção desta comemoração é bem diferente e normalmente as brincadeiras são saudáveis.

1 de abril é Dia da Mentira
1 de abril é Dia da Mentira

Origem do dia da mentira

Esta data estende-se a mitologia nórdica à Idade Média. Esta brincadeira surgiu na França, ainda no reinado de Carlos IX entre os anos de 1560 e 1574. Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da estação da primavera.

As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro duravam uma semana, terminando uma semana depois em primeiro de abril.

A data mudou após o papa Gregório XIII instituir um novo calendário. Boa parte dos franceses resistiram à mudança ou ignoraram ou esqueceram, e mantiveram a comemoração na antiga data. Assim, algumas pessoas começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores a favor do calendário anterior apelidos de "bobos de abril".

Entre os ingleses, o dia da mentira é conhecido como April Fools Day, que significa literalmente o "Dia dos Bobos de Abril". Na Espanha por exemplo é conhecido como o dia dos enganos.

O primeiro de abril começou a ser espalhada no Brasil em Minas Gerais. Por lá circulou "A Mentira" que era um periódico de apenas um dia, lançado justamente em 1º de abril do ano de 1828. A primeira notícia dada foi sobre o falecimento de Dom Pedro, porém foi desmentida depois.

Este periódico saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores de "A mentira" para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte. Ele deu como referência um local inexistente e foi desmentido após isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

Paulina é a primeira santa brasileira canonizada em 19 de maio de 2002 no Vaticano pelo Papa João Paulo II, tendo festa litúrgica no dia 9 de julho e o principal templo em Nova Trento, o Santuário de Madre Paulina.

Ex-chacrete Índia Potira morre em decorrência de um câncer

Morreu a ex-chacrete Maria da Gloria Aguiar da Silva, conhecida como Índia Potira, aos 76 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer. A informação da perda foi divulgada nas redes virtuais pelos familiares e confirmada pelo portal G1. Potira fez sucesso na televisão na década de 1970, integrando o balé do programa do Chacrinha. Ao lado de Rita Cadillac e Vera Furacão, Índia Potira animava os sábados na televisão brasileira. O apelido dela veio por causa do cabelo preto e os traços que lembravam uma pessoa indígena. Durante entrevistas, a ex-chacrete, que se afastou das telinhas por conta do problema de saúde que enfrentava, contou que chegou a trabalhar em programas na televisão e mais recentemente, fez uma participação especial como ela mesma na novela Amor à Vida em 2008 e também participou da novela Beleza Pura. Maria da Glória Aguiar da Silva, seu nome de batismo, teve sua despedida no Cemitério do Caju para os amigos e familiares que queriam dar o últim