Pular para o conteúdo principal

1 de Abril é Dia da Mentira

Saiba porque o dia primeiro de abril é o dia da mentira e que há muitas explicações para esta data ter se transformado no dia da mentira, que também é conhecido como o dia das petas, dia dos tolos de abril ou dia dos bobos.
O Dia da Mentira é celebrado anualmente no primeiro dia do mês de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, este dia é uma data escolhida para que as pessoas possam contar mentiras e pregar peças ou brincadeiras em outros conhecidos apenas por pura diversão.

O Dia da Mentira é comemorado em abril por quase todas as crianças e adultos e tem brincadeiras tradicionais que continuam por vários anos.

Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de mau gosto, que são aquelas que ridicularizam ou até mesmo humilham as pessoas, mas a intenção desta comemoração é bem diferente e normalmente as brincadeiras são saudáveis.

1 de abril é Dia da Mentira
1 de abril é Dia da Mentira

Origem do dia da mentira

Esta data estende-se a mitologia nórdica à Idade Média. Esta brincadeira surgiu na França, ainda no reinado de Carlos IX entre os anos de 1560 e 1574. Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da estação da primavera.

As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro duravam uma semana, terminando uma semana depois em primeiro de abril.

A data mudou após o papa Gregório XIII instituir um novo calendário. Boa parte dos franceses resistiram à mudança ou ignoraram ou esqueceram, e mantiveram a comemoração na antiga data. Assim, algumas pessoas começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores a favor do calendário anterior apelidos de "bobos de abril".

Entre os ingleses, o dia da mentira é conhecido como April Fools Day, que significa literalmente o "Dia dos Bobos de Abril". Na Espanha por exemplo é conhecido como o dia dos enganos.

O primeiro de abril começou a ser espalhada no Brasil em Minas Gerais. Por lá circulou "A Mentira" que era um periódico de apenas um dia, lançado justamente em 1º de abril do ano de 1828. A primeira notícia dada foi sobre o falecimento de Dom Pedro, porém foi desmentida depois.

Este periódico saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores de "A mentira" para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte. Ele deu como referência um local inexistente e foi desmentido após isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Mãe passa mal ao perder a filha, enfarta durante o velóri0 e a família enterra dois corpos "Descanse em paz"

  Com certeza uma das coisas mais emocionantes e lindas na vida de uma mulher é a chegada de um Filho, é a partir desse momento que ela passa a dedicar toda sua vida para aquele novo ser, e consequente o amor passa a ser incondicional, sem limites para essa paixão.  Hoje vamos contar um caso muito triste e comovente envolvendo o amor de mãe e filha, acompanhe. Maria Helena da Silva, tinha 63 anos, e faleceu no velóri0 da sua filha. O fato ocorreu nesta sexta-feira (7). Sua filha tinha 38 anos, e se chamava Maria Franciele da Silva. O situação aconteceu no município de Piripiri, no bairro de Floresta. Maria Helena acompanhava o velório da sua filha que acontecia em sua casa, ela não resistiu a comovente despedida e veio a óbit0, essas informações foram cedidas pelo cabo Abimael, da polícia militar. Ainda segundo o cabo, Maria Franciele estava hospitalizada em um hospital regional na cidade de Piripiri, e faleceu por volta de 23 horas de quinta-feira (06).  No dia seguinte o corpo foi le

Oração de São Pedro Apóstolo

Oração a São Pedro para alcançar humildemente o seu pedido e agradecer a proteção do apóstolo de Jesus.

Rebecca engravida enquanto estava grávida e dá à luz a gêmeos com três semanas de diferença

Rebecca engravida enquanto já estava grávida e bebês conhecidos como 'super gêmeos' foram concebidos com três semanas de diferença. A gravidez é motivo de alegria para as mulheres que tanto almejam ter um filho. No entanto, essa jornada que começa com a descoberta da gestação até o momento em que a mãe vai segurar o seu pacotinho de amor nos braços podem reservar algumas surpresas. Uma mãe inglesa passou por uma situação inusitada e atípica com a maternidade. Aos 39 anos de idade, Rebecca Roberts, estava esperando ansiosa pela chegada do filho Noah quando descobriu que estava esperando mais um bebê. A descoberta somente aconteceu durante um examme de rotina 12 semanas mais tarde. Isso quer dizer que ela ficou grávida estando grávida. “Fiz um exame inicial com 7 semanas e outro com 10 semanas. Em ambas as vezes foi identificado apenas uma criança. Era sempre um bebê. Até que com 12 semanas surgiu um outro bebê”, explicou a inglesa. Ela disse ainda que fez o examme com a mesma

Dia de São Pedro é 29 de Junho

Dia de São Pedro é a data 29 de Junho do apóstolo cujo nome original é Simeão ou Simão que faleceu no ano de 64 na Era Comum em Roma na Itália.