Pular para o conteúdo principal

24 de Junho é Dia de São João

Dia de São João é uma festa comemorada pelos cristãos que celebra a data do nascimento de João Batista, o santo que profetizou o advento do Messias em Jesus Cristo e o batizou nas margens do Rio Jordão.
É uma festa cristã bem esperada pelos devotos e comemorada no mês de Junho, portanto, é uma das festas juninas dos santos populares.

24 de Junho é Dia de São João
24 de Junho é Dia de São João
Conhecido também como o "Santo Festeiro", temos como símbolos marcantes nas celebrações a fogueira de São João, o mastro que segura as bandeiras, os fogos de artifício, a capelinha de casamento, o chapéu de palha, a quadrilha onde os noivos participam e que são marcadas por danças e pratos típicos oferecidos.

O Dia do Precursor como pode ser chamada essa que é uma das principais datas no cronograma das Festas Juninas, comemora a vida do homem que previu que o Messias era Jesus filho de Deus.

A data existe desde a narração do Evangelho de São Lucas, onde é dito que João nasceu a exatos seis meses antes do filho de Deus. Por isso, a 24 de Junho determina um semestre antes da véspera do Natal.

É importante dizermos que celebra-se a suposta data de nascimento do Santo homenageado e não a data da sua morte como costuma acontecer no calendário.

Um fato interessante do aniversário de São João é de que apenas ele tem suas celebrações voltadas para a vida das pessoas no mundo e também à figura do Santo que está no céu.

É o auge das festividades e reza a lenda que no dia 24 São João prefere dormir para não ver as fogueiras aqui na Terra e acabar ficando com vontade de descer para comemorar com as pessoas também.

Juntamente com as outras festas do mês de Junho é comemorada por todos os países de língua portuguesa como parte da cultura popular e da religião católica.

Uma das teorias que explica a origem do termo festa junina se dá por ser justamente uma homenagem para São João, já que em alguns países europeus no início os primeiros encontros eram chamados de Festa Joanina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Rebecca engravida enquanto estava grávida e dá à luz a gêmeos com três semanas de diferença

Rebecca engravida enquanto já estava grávida e bebês conhecidos como 'super gêmeos' foram concebidos com três semanas de diferença. A gravidez é motivo de alegria para as mulheres que tanto almejam ter um filho. No entanto, essa jornada que começa com a descoberta da gestação até o momento em que a mãe vai segurar o seu pacotinho de amor nos braços podem reservar algumas surpresas. Uma mãe inglesa passou por uma situação inusitada e atípica com a maternidade. Aos 39 anos de idade, Rebecca Roberts, estava esperando ansiosa pela chegada do filho Noah quando descobriu que estava esperando mais um bebê. A descoberta somente aconteceu durante um examme de rotina 12 semanas mais tarde. Isso quer dizer que ela ficou grávida estando grávida. “Fiz um exame inicial com 7 semanas e outro com 10 semanas. Em ambas as vezes foi identificado apenas uma criança. Era sempre um bebê. Até que com 12 semanas surgiu um outro bebê”, explicou a inglesa. Ela disse ainda que fez o examme com a mesma

Oração de Nossa Senhora do Carmo

A prece e oração a Nossa Senhora do Carmo é na Igreja Católica destinada ao pedido e meditação em tempos de necessidade e geralmente é mencionada como uma novena.

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.

Mensagem de Dia de São João

São João na Festa Junina é uma festa típica da Região Nordeste no Brasil, famosa em Campina Grande, na Paraíba, onde atra atrai milhares de fiéis.