Pular para o conteúdo principal

24 de Junho é Dia de São João

Dia de São João é uma festa comemorada pelos cristãos que celebra a data do nascimento de João Batista, o santo que profetizou o advento do Messias em Jesus Cristo e o batizou nas margens do Rio Jordão.
É uma festa cristã bem esperada pelos devotos e comemorada no mês de Junho, portanto, é uma das festas juninas dos santos populares.

24 de Junho é Dia de São João
24 de Junho é Dia de São João
Conhecido também como o "Santo Festeiro", temos como símbolos marcantes nas celebrações a fogueira de São João, o mastro que segura as bandeiras, os fogos de artifício, a capelinha de casamento, o chapéu de palha, a quadrilha onde os noivos participam e que são marcadas por danças e pratos típicos oferecidos.

O Dia do Precursor como pode ser chamada essa que é uma das principais datas no cronograma das Festas Juninas, comemora a vida do homem que previu que o Messias era Jesus filho de Deus.

A data existe desde a narração do Evangelho de São Lucas, onde é dito que João nasceu a exatos seis meses antes do filho de Deus. Por isso, a 24 de Junho determina um semestre antes da véspera do Natal.

É importante dizermos que celebra-se a suposta data de nascimento do Santo homenageado e não a data da sua morte como costuma acontecer no calendário.

Um fato interessante do aniversário de São João é de que apenas ele tem suas celebrações voltadas para a vida das pessoas no mundo e também à figura do Santo que está no céu.

É o auge das festividades e reza a lenda que no dia 24 São João prefere dormir para não ver as fogueiras aqui na Terra e acabar ficando com vontade de descer para comemorar com as pessoas também.

Juntamente com as outras festas do mês de Junho é comemorada por todos os países de língua portuguesa como parte da cultura popular e da religião católica.

Uma das teorias que explica a origem do termo festa junina se dá por ser justamente uma homenagem para São João, já que em alguns países europeus no início os primeiros encontros eram chamados de Festa Joanina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe passa mal ao perder a filha, enfarta durante o velóri0 e a família enterra dois corpos "Descanse em paz"

  Com certeza uma das coisas mais emocionantes e lindas na vida de uma mulher é a chegada de um Filho, é a partir desse momento que ela passa a dedicar toda sua vida para aquele novo ser, e consequente o amor passa a ser incondicional, sem limites para essa paixão.  Hoje vamos contar um caso muito triste e comovente envolvendo o amor de mãe e filha, acompanhe. Maria Helena da Silva, tinha 63 anos, e faleceu no velóri0 da sua filha. O fato ocorreu nesta sexta-feira (7). Sua filha tinha 38 anos, e se chamava Maria Franciele da Silva. O situação aconteceu no município de Piripiri, no bairro de Floresta. Maria Helena acompanhava o velório da sua filha que acontecia em sua casa, ela não resistiu a comovente despedida e veio a óbit0, essas informações foram cedidas pelo cabo Abimael, da polícia militar. Ainda segundo o cabo, Maria Franciele estava hospitalizada em um hospital regional na cidade de Piripiri, e faleceu por volta de 23 horas de quinta-feira (06).  No dia seguinte o corpo foi le

Mãe confessa que abandonou bebê em caixa de sapato após se "desesperar"

A mulher de 31 anos teria se assustado ao perceber que a criança ainda estava viva, mesmo depois de realizar um abort0. A principal suspeita de abandonar uma bebê dentro de uma caixa de sapatos em Balneário Camboriú é a própria mãe. A mulher de 31 anos confessou a culpa do caso que aconteceu no último sábado, 28 de novembro, em depoimento a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso). Segundo informações da UOL, a mãe achava que tinha abortad0 a recém nascida. Ao ver que a bebê ainda estava viva, porém, ela "se apavorou, colocou dentro de uma caixa de sapato e deixou na lixeira", como conta a delegada Inara Danielle Marques Drapalski. A delegada acredita que a mulher teria tentado ab0rtar e não esperava que a criança já tivesse 28 semanas de vida. Segundo os depoimentos, a gravidez foi descoberta em setembro e em nenhum momento a mãe teria procurado um médico ou hospital para saber sobre a condição da gestação. O bebê foi encontrado após a própria su

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.