Pular para o conteúdo principal

24 de Junho é Dia de São João

Dia de São João é uma festa comemorada pelos cristãos que celebra a data do nascimento de João Batista, o santo que profetizou o advento do Messias em Jesus Cristo e o batizou nas margens do Rio Jordão.
É uma festa cristã bem esperada pelos devotos e comemorada no mês de Junho, portanto, é uma das festas juninas dos santos populares.

24 de Junho é Dia de São João
24 de Junho é Dia de São João
Conhecido também como o "Santo Festeiro", temos como símbolos marcantes nas celebrações a fogueira de São João, o mastro que segura as bandeiras, os fogos de artifício, a capelinha de casamento, o chapéu de palha, a quadrilha onde os noivos participam e que são marcadas por danças e pratos típicos oferecidos.

O Dia do Precursor como pode ser chamada essa que é uma das principais datas no cronograma das Festas Juninas, comemora a vida do homem que previu que o Messias era Jesus filho de Deus.

A data existe desde a narração do Evangelho de São Lucas, onde é dito que João nasceu a exatos seis meses antes do filho de Deus. Por isso, a 24 de Junho determina um semestre antes da véspera do Natal.

É importante dizermos que celebra-se a suposta data de nascimento do Santo homenageado e não a data da sua morte como costuma acontecer no calendário.

Um fato interessante do aniversário de São João é de que apenas ele tem suas celebrações voltadas para a vida das pessoas no mundo e também à figura do Santo que está no céu.

É o auge das festividades e reza a lenda que no dia 24 São João prefere dormir para não ver as fogueiras aqui na Terra e acabar ficando com vontade de descer para comemorar com as pessoas também.

Juntamente com as outras festas do mês de Junho é comemorada por todos os países de língua portuguesa como parte da cultura popular e da religião católica.

Uma das teorias que explica a origem do termo festa junina se dá por ser justamente uma homenagem para São João, já que em alguns países europeus no início os primeiros encontros eram chamados de Festa Joanina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

Paulina é a primeira santa brasileira canonizada em 19 de maio de 2002 no Vaticano pelo Papa João Paulo II, tendo festa litúrgica no dia 9 de julho e o principal templo em Nova Trento, o Santuário de Madre Paulina.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Ex-chacrete Índia Potira morre em decorrência de um câncer

Morreu a ex-chacrete Maria da Gloria Aguiar da Silva, conhecida como Índia Potira, aos 76 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer. A informação da perda foi divulgada nas redes virtuais pelos familiares e confirmada pelo portal G1. Potira fez sucesso na televisão na década de 1970, integrando o balé do programa do Chacrinha. Ao lado de Rita Cadillac e Vera Furacão, Índia Potira animava os sábados na televisão brasileira. O apelido dela veio por causa do cabelo preto e os traços que lembravam uma pessoa indígena. Durante entrevistas, a ex-chacrete, que se afastou das telinhas por conta do problema de saúde que enfrentava, contou que chegou a trabalhar em programas na televisão e mais recentemente, fez uma participação especial como ela mesma na novela Amor à Vida em 2008 e também participou da novela Beleza Pura. Maria da Glória Aguiar da Silva, seu nome de batismo, teve sua despedida no Cemitério do Caju para os amigos e familiares que queriam dar o últim