Pular para o conteúdo principal

3 de Julho é Dia de São Tomé

São Tomé é o Santo católico do dia 3 do mês de Julho comemorado a cada ano pelos devotos e simpatizantes da figura religiosa.

Nascido provavelmente na Galiléia e morreu no ano de 53 depois de Cristo em Madras, na Índia. A festa e comemoração ocidental tem como data 21 de dezembro até 1925, e no dia 3 de julho nas igrejas católicas romanas e sírias.

São Tomé Apóstolo é o santo padroeiro dos Arquitetos, da Argentina, dos cozinheiros e dos trabalhadores da construção em todo mundo.

A Festa de São Tomé o Apóstolo, fundada no décimo segundo século, originalmente era no mesmo dia do solstício de inverno no hemisfério norte, portanto, reflete tanto a ocorrência do solstício e da proximidade do Natal.

Os católicos romanos com a igreja mudou o dia de São Tomé para 3 de julho para acomodar o Dia de São Pedro Canísio na data de dezembro, já alguns anglicanos preservaram a primeira data.

3 de Julho é Dia de São Tomé
3 de Julho é Dia de São Tomé

História de São Tomé

Especula-se quem era o seu irmão gêmeo, e alguns estudiosos da bíblia chegaram a deduzir que São Tomé era, na realidade, um pseudônimo atribuído para algum outro apóstolo naquela época, em vez de ser uma pessoa.

Também conhecido pelo nome Tomás, ele era um simples pescador na época que Cristo o chamou para ser o seu discípulo.

Seu nome em aramaico é "Teʾoma" e no idioma grego "Didymos" que significa "gêmeo". Em João 11:16 identifica-o como "Tomé, chamado o Gêmeo". Ele é chamado de Judas Tomé, isto é, Judas, o Gêmeo pelos sírios.

O caráter de Tomé é descrito no Evangelho Segundo João. Sua devoção a Jesus é claramente expressa em João 11: 5–16: quando Jesus planejava retornar à Judéia, os discípulos o alertaram sobre a animosidade dos judeus (agora procurando apedrejá-lo).

Ao que Tomé logo respondeu: "Deixe, nós também vamos, para que possamos morrer com ele". Na Última Ceia (João 14: 1–7), Tomé não pôde compreender o que Jesus queria dizer quando disse: "E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. E você sabe o caminho para onde estou indo."

Então a pergunta de Tomé: Como podemos saber o caminho? Fez com que Jesus respondesse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

Talvez o evento mais conhecido de sua vida seja aquele do qual a frase “Duvidando Tomé” se desenvolveu. Em João 20: 19–29 ele não estava entre os discípulos a quem o Cristo ressussitado apareceu pela primeira vez e, quando eles disseram ao incrédulo Tomé, ele solicitou a prova física da ressurreição.

São Tomé Apóstolo
A incredulidade de São Tomé Apóstolo

Cumprida quando Cristo reapareceu e especificamente pediu a Tomé que tocasse em suas feridas. Sua súbita percepção da verdade (Meu Senhor e meu Deus) fez de Tomé a primeira pessoa a reconhecer explicitamente a divindade de Jesus.

O que levou esse homem a duvidar tão veementemente? Seria mesmo a incredulidade uma parte tão forte em seu perfil? A história subsequente de Tomé é incerta.

Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus, sem grande destaque nos escritos bíblicos, ganha importância no fim do Evangelho de São João. Jesus “conhecia aqueles que chamou” (cf. Jo 13, 18), e não quis nenhum sem motivo. O Mestre convidou Seus discípulos, sabendo de suas potencialidades e defeitos, características fundamentais para a missão que cada um seguiria.

Em suas pequenas participações narradas, encontramos pontos importantes da personalidade do israelita Tomé, um homem ousado.

No trecho, bastante conhecido do Evangelho citado, temos a presença de Tomé que participou ativamente do fato narrado.

O contexto é o seguinte: Jesus morreu na Cruz; fora sepultado; e no domingo as mulheres voltaram do túmulo noticiando que o corpo de Cristo já não estava mais lá.

Em seguida, Jesus apareceu para Maria Madalena, que logo levou a notícia para todos: “Eu vi o Senhor”.

No versículo 19, ao anoitecer daquele dia, no domingo, Jesus apareceu para todos os apóstolos que estavam reunidos de portas fechadas e com medo.

O texto em questão também nos mostra a ausência de um deles, Tomé, que não estava com os apóstolos. Onde Tomás ele? Ele não se escondeu e, enquanto os outros se fecharam, ele estava fora. Não que seja melhor, mas mostra que não temia aparecer em público.

Muitos creem que tenha sido martirizado e também morto na Índia, região a qual foram encontrados os seus restos mortais e suas relíquias séculos depois pelos navegantes portugueses.

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Bebê surpreende pais ao falar 'laranja' e momento é gravado

A expectativa pela primeira palavra de um bebê é sempre grande para os pais. Na casa de Larissa e Nicolas Miranda, ambos de 30 anos, não foi diferente. Normalmente, os pais esperam que os primeiros termos a serem ditos sejam “mamãe” ou “papai”. Porém, a pequena Zoe, com apenas 8 meses na época, surpreendeu a todos com uma palavra bem diferente, e o momento foi registrado pelos próprios pais. No vídeo, a menina aparece saboreando uma fruta no colo do pai, quando, de repente, solta: “laranja”. Nicolas, encantado, repete em voz alta: “Laranja! Ela falou laranja!”. O casal, brasileiro e morador de Orlando, na Flórida, estava certo de que Zoe diria “papai”, pois ela já tinha começado a falar “pa”. “Mas não foi o que aconteceu”, diverte-se Larissa. “Estávamos filmando porque já estávamos na fase de introdução alimentar há um mês e queríamos registrar todas as refeições”, conta. E foi nesse momento que tiveram a surpresa com a laranja. “Não imaginávamos que ela falaria nada”, lembra. Hoje,...

Ex-chacrete Índia Potira morre em decorrência de um câncer

Morreu a ex-chacrete Maria da Gloria Aguiar da Silva, conhecida como Índia Potira, aos 76 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer. A informação da perda foi divulgada nas redes virtuais pelos familiares e confirmada pelo portal G1. Potira fez sucesso na televisão na década de 1970, integrando o balé do programa do Chacrinha. Ao lado de Rita Cadillac e Vera Furacão, Índia Potira animava os sábados na televisão brasileira. O apelido dela veio por causa do cabelo preto e os traços que lembravam uma pessoa indígena. Durante entrevistas, a ex-chacrete, que se afastou das telinhas por conta do problema de saúde que enfrentava, contou que chegou a trabalhar em programas na televisão e mais recentemente, fez uma participação especial como ela mesma na novela Amor à Vida em 2008 e também participou da novela Beleza Pura. Maria da Glória Aguiar da Silva, seu nome de batismo, teve sua despedida no Cemitério do Caju para os amigos e familiares que queriam dar o últim...

Morreu a jornalista Camila Holanda após cair de skate no Parque da Cidade

Camila Holanda morreu nesta terça-feira (11/7), aos 29 anos, após passar uma semana internada no Hospital de Base do Distrito Federal devido a uma queda de skate que sofreu no Parque da Cidade. A jornalista residia em Brasília e trabalhava na Secretaria de Saúde desde abril de 2021, quando ela foi nomeada em um concurso da pasta. De acordo com relatos de amigos e familiares, o acidente ocorreu no dia 2 de julho. Camila estava andando de skate no Parque da Cidade enquanto seu namorado jogava tênis em outra parte do parque. Durante a atividade, ela precisou realizar uma manobra para reduzir a velocidade, mas acabou colidindo com um "elevado de terra" que bloqueou o skate e a lançou para frente. A queda foi amortecida pela grama, mas o impacto atingiu a cabeça da jovem. Infelizmente, ela não estava usando capacete no momento do acidente, apenas joelheiras. Segundo o portal G1, na segunda-feira, foi confirmada a morte cerebral de Camila Holanda após os resultados de dois te...

Faleceu Aracy Balabanian, a icônica Cassandra do humorístico “Sai de Baixo”

Aracy Balabanian faleceu na Clínica São Vicente, na Gávea, onde a artista estava internada para cuidados paliativos desde o final do ano passado em decorrência de um tumor. A icônica Dona Armênia de "Rainha da Sucata" e a icônica Cassandra do humorístico “Sai de Baixo” nos deixou na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos de idade, em informação confirmada pelo portal G1 junto à secretária da atriz. Aracy, que não era casada e nem tinha filhos, deixa um legado de quase 70 anos em sua carreira artística, e era bastante querida por todos. Uma das últimas imagens de Aracy Balabanian em público foi um encontro dela com a atriz Claudia Raia para conhecer o filho Luca, em uma visita ao Rio de Janeiro no mês passado, em que ela aparece com o pequeno no colo e sorridente. Filha de imigrantes armênios, ela nasceu em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e se reconheceu como atriz aos 12 anos de idade, já morando na cidade de São Paulo com a família. A c...