Pular para o conteúdo principal

3 de Julho é Dia de São Tomé

São Tomé é o Santo católico do dia 3 do mês de Julho comemorado a cada ano pelos devotos e simpatizantes da figura religiosa.

Nascido provavelmente na Galiléia e morreu no ano de 53 depois de Cristo em Madras, na Índia. A festa e comemoração ocidental tem como data 21 de dezembro até 1925, e no dia 3 de julho nas igrejas católicas romanas e sírias.

São Tomé Apóstolo é o santo padroeiro dos Arquitetos, da Argentina, dos cozinheiros e dos trabalhadores da construção em todo mundo.

A Festa de São Tomé o Apóstolo, fundada no décimo segundo século, originalmente era no mesmo dia do solstício de inverno no hemisfério norte, portanto, reflete tanto a ocorrência do solstício e da proximidade do Natal.

Os católicos romanos com a igreja mudou o dia de São Tomé para 3 de julho para acomodar o Dia de São Pedro Canísio na data de dezembro, já alguns anglicanos preservaram a primeira data.

3 de Julho é Dia de São Tomé
3 de Julho é Dia de São Tomé

História de São Tomé

Especula-se quem era o seu irmão gêmeo, e alguns estudiosos da bíblia chegaram a deduzir que São Tomé era, na realidade, um pseudônimo atribuído para algum outro apóstolo naquela época, em vez de ser uma pessoa.

Também conhecido pelo nome Tomás, ele era um simples pescador na época que Cristo o chamou para ser o seu discípulo.

Seu nome em aramaico é "Teʾoma" e no idioma grego "Didymos" que significa "gêmeo". Em João 11:16 identifica-o como "Tomé, chamado o Gêmeo". Ele é chamado de Judas Tomé, isto é, Judas, o Gêmeo pelos sírios.

O caráter de Tomé é descrito no Evangelho Segundo João. Sua devoção a Jesus é claramente expressa em João 11: 5–16: quando Jesus planejava retornar à Judéia, os discípulos o alertaram sobre a animosidade dos judeus (agora procurando apedrejá-lo).

Ao que Tomé logo respondeu: "Deixe, nós também vamos, para que possamos morrer com ele". Na Última Ceia (João 14: 1–7), Tomé não pôde compreender o que Jesus queria dizer quando disse: "E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. E você sabe o caminho para onde estou indo."

Então a pergunta de Tomé: Como podemos saber o caminho? Fez com que Jesus respondesse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

Talvez o evento mais conhecido de sua vida seja aquele do qual a frase “Duvidando Tomé” se desenvolveu. Em João 20: 19–29 ele não estava entre os discípulos a quem o Cristo ressussitado apareceu pela primeira vez e, quando eles disseram ao incrédulo Tomé, ele solicitou a prova física da ressurreição.

São Tomé Apóstolo
A incredulidade de São Tomé Apóstolo

Cumprida quando Cristo reapareceu e especificamente pediu a Tomé que tocasse em suas feridas. Sua súbita percepção da verdade (Meu Senhor e meu Deus) fez de Tomé a primeira pessoa a reconhecer explicitamente a divindade de Jesus.

O que levou esse homem a duvidar tão veementemente? Seria mesmo a incredulidade uma parte tão forte em seu perfil? A história subsequente de Tomé é incerta.

Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus, sem grande destaque nos escritos bíblicos, ganha importância no fim do Evangelho de São João. Jesus “conhecia aqueles que chamou” (cf. Jo 13, 18), e não quis nenhum sem motivo. O Mestre convidou Seus discípulos, sabendo de suas potencialidades e defeitos, características fundamentais para a missão que cada um seguiria.

Em suas pequenas participações narradas, encontramos pontos importantes da personalidade do israelita Tomé, um homem ousado.

No trecho, bastante conhecido do Evangelho citado, temos a presença de Tomé que participou ativamente do fato narrado.

O contexto é o seguinte: Jesus morreu na Cruz; fora sepultado; e no domingo as mulheres voltaram do túmulo noticiando que o corpo de Cristo já não estava mais lá.

Em seguida, Jesus apareceu para Maria Madalena, que logo levou a notícia para todos: “Eu vi o Senhor”.

No versículo 19, ao anoitecer daquele dia, no domingo, Jesus apareceu para todos os apóstolos que estavam reunidos de portas fechadas e com medo.

O texto em questão também nos mostra a ausência de um deles, Tomé, que não estava com os apóstolos. Onde Tomás ele? Ele não se escondeu e, enquanto os outros se fecharam, ele estava fora. Não que seja melhor, mas mostra que não temia aparecer em público.

Muitos creem que tenha sido martirizado e também morto na Índia, região a qual foram encontrados os seus restos mortais e suas relíquias séculos depois pelos navegantes portugueses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe passa mal ao perder a filha, enfarta durante o velóri0 e a família enterra dois corpos "Descanse em paz"

  Com certeza uma das coisas mais emocionantes e lindas na vida de uma mulher é a chegada de um Filho, é a partir desse momento que ela passa a dedicar toda sua vida para aquele novo ser, e consequente o amor passa a ser incondicional, sem limites para essa paixão.  Hoje vamos contar um caso muito triste e comovente envolvendo o amor de mãe e filha, acompanhe. Maria Helena da Silva, tinha 63 anos, e faleceu no velóri0 da sua filha. O fato ocorreu nesta sexta-feira (7). Sua filha tinha 38 anos, e se chamava Maria Franciele da Silva. O situação aconteceu no município de Piripiri, no bairro de Floresta. Maria Helena acompanhava o velório da sua filha que acontecia em sua casa, ela não resistiu a comovente despedida e veio a óbit0, essas informações foram cedidas pelo cabo Abimael, da polícia militar. Ainda segundo o cabo, Maria Franciele estava hospitalizada em um hospital regional na cidade de Piripiri, e faleceu por volta de 23 horas de quinta-feira (06).  No dia seguinte o corpo foi le

Mãe confessa que abandonou bebê em caixa de sapato após se "desesperar"

A mulher de 31 anos teria se assustado ao perceber que a criança ainda estava viva, mesmo depois de realizar um abort0. A principal suspeita de abandonar uma bebê dentro de uma caixa de sapatos em Balneário Camboriú é a própria mãe. A mulher de 31 anos confessou a culpa do caso que aconteceu no último sábado, 28 de novembro, em depoimento a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso). Segundo informações da UOL, a mãe achava que tinha abortad0 a recém nascida. Ao ver que a bebê ainda estava viva, porém, ela "se apavorou, colocou dentro de uma caixa de sapato e deixou na lixeira", como conta a delegada Inara Danielle Marques Drapalski. A delegada acredita que a mulher teria tentado ab0rtar e não esperava que a criança já tivesse 28 semanas de vida. Segundo os depoimentos, a gravidez foi descoberta em setembro e em nenhum momento a mãe teria procurado um médico ou hospital para saber sobre a condição da gestação. O bebê foi encontrado após a própria su

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.