Pular para o conteúdo principal

3 de Julho é Dia de São Tomé

São Tomé é o Santo católico do dia 3 do mês de Julho comemorado a cada ano pelos devotos e simpatizantes da figura religiosa.

Nascido provavelmente na Galiléia e morreu no ano de 53 depois de Cristo em Madras, na Índia. A festa e comemoração ocidental tem como data 21 de dezembro até 1925, e no dia 3 de julho nas igrejas católicas romanas e sírias.

São Tomé Apóstolo é o santo padroeiro dos Arquitetos, da Argentina, dos cozinheiros e dos trabalhadores da construção em todo mundo.

A Festa de São Tomé o Apóstolo, fundada no décimo segundo século, originalmente era no mesmo dia do solstício de inverno no hemisfério norte, portanto, reflete tanto a ocorrência do solstício e da proximidade do Natal.

Os católicos romanos com a igreja mudou o dia de São Tomé para 3 de julho para acomodar o Dia de São Pedro Canísio na data de dezembro, já alguns anglicanos preservaram a primeira data.

3 de Julho é Dia de São Tomé
3 de Julho é Dia de São Tomé

História de São Tomé

Especula-se quem era o seu irmão gêmeo, e alguns estudiosos da bíblia chegaram a deduzir que São Tomé era, na realidade, um pseudônimo atribuído para algum outro apóstolo naquela época, em vez de ser uma pessoa.

Também conhecido pelo nome Tomás, ele era um simples pescador na época que Cristo o chamou para ser o seu discípulo.

Seu nome em aramaico é "Teʾoma" e no idioma grego "Didymos" que significa "gêmeo". Em João 11:16 identifica-o como "Tomé, chamado o Gêmeo". Ele é chamado de Judas Tomé, isto é, Judas, o Gêmeo pelos sírios.

O caráter de Tomé é descrito no Evangelho Segundo João. Sua devoção a Jesus é claramente expressa em João 11: 5–16: quando Jesus planejava retornar à Judéia, os discípulos o alertaram sobre a animosidade dos judeus (agora procurando apedrejá-lo).

Ao que Tomé logo respondeu: "Deixe, nós também vamos, para que possamos morrer com ele". Na Última Ceia (João 14: 1–7), Tomé não pôde compreender o que Jesus queria dizer quando disse: "E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. E você sabe o caminho para onde estou indo."

Então a pergunta de Tomé: Como podemos saber o caminho? Fez com que Jesus respondesse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

Talvez o evento mais conhecido de sua vida seja aquele do qual a frase “Duvidando Tomé” se desenvolveu. Em João 20: 19–29 ele não estava entre os discípulos a quem o Cristo ressussitado apareceu pela primeira vez e, quando eles disseram ao incrédulo Tomé, ele solicitou a prova física da ressurreição.

São Tomé Apóstolo
A incredulidade de São Tomé Apóstolo

Cumprida quando Cristo reapareceu e especificamente pediu a Tomé que tocasse em suas feridas. Sua súbita percepção da verdade (Meu Senhor e meu Deus) fez de Tomé a primeira pessoa a reconhecer explicitamente a divindade de Jesus.

O que levou esse homem a duvidar tão veementemente? Seria mesmo a incredulidade uma parte tão forte em seu perfil? A história subsequente de Tomé é incerta.

Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus, sem grande destaque nos escritos bíblicos, ganha importância no fim do Evangelho de São João. Jesus “conhecia aqueles que chamou” (cf. Jo 13, 18), e não quis nenhum sem motivo. O Mestre convidou Seus discípulos, sabendo de suas potencialidades e defeitos, características fundamentais para a missão que cada um seguiria.

Em suas pequenas participações narradas, encontramos pontos importantes da personalidade do israelita Tomé, um homem ousado.

No trecho, bastante conhecido do Evangelho citado, temos a presença de Tomé que participou ativamente do fato narrado.

O contexto é o seguinte: Jesus morreu na Cruz; fora sepultado; e no domingo as mulheres voltaram do túmulo noticiando que o corpo de Cristo já não estava mais lá.

Em seguida, Jesus apareceu para Maria Madalena, que logo levou a notícia para todos: “Eu vi o Senhor”.

No versículo 19, ao anoitecer daquele dia, no domingo, Jesus apareceu para todos os apóstolos que estavam reunidos de portas fechadas e com medo.

O texto em questão também nos mostra a ausência de um deles, Tomé, que não estava com os apóstolos. Onde Tomás ele? Ele não se escondeu e, enquanto os outros se fecharam, ele estava fora. Não que seja melhor, mas mostra que não temia aparecer em público.

Muitos creem que tenha sido martirizado e também morto na Índia, região a qual foram encontrados os seus restos mortais e suas relíquias séculos depois pelos navegantes portugueses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

Paulina é a primeira santa brasileira canonizada em 19 de maio de 2002 no Vaticano pelo Papa João Paulo II, tendo festa litúrgica no dia 9 de julho e o principal templo em Nova Trento, o Santuário de Madre Paulina.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Ex-chacrete Índia Potira morre em decorrência de um câncer

Morreu a ex-chacrete Maria da Gloria Aguiar da Silva, conhecida como Índia Potira, aos 76 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer. A informação da perda foi divulgada nas redes virtuais pelos familiares e confirmada pelo portal G1. Potira fez sucesso na televisão na década de 1970, integrando o balé do programa do Chacrinha. Ao lado de Rita Cadillac e Vera Furacão, Índia Potira animava os sábados na televisão brasileira. O apelido dela veio por causa do cabelo preto e os traços que lembravam uma pessoa indígena. Durante entrevistas, a ex-chacrete, que se afastou das telinhas por conta do problema de saúde que enfrentava, contou que chegou a trabalhar em programas na televisão e mais recentemente, fez uma participação especial como ela mesma na novela Amor à Vida em 2008 e também participou da novela Beleza Pura. Maria da Glória Aguiar da Silva, seu nome de batismo, teve sua despedida no Cemitério do Caju para os amigos e familiares que queriam dar o últim