Pular para o conteúdo principal

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.

O Dia Mundial da Árvore é o tempo para se reforçar nos apelos para a conscientização de todos em favor da vida. As árvores são os principais símbolos da natureza e é uma das importantes riquezas que possuímos no mundo.

O Brasil traz fortes relações com a cultura indígena desde o início que deu origem a este país, um destes exemplos que marcou é o amor e o respeito pelas árvores como grandes representantes da enorme riqueza natural que o Brasil tem.

O Decreto Federal de número 55.795 de 24 de Fevereiro do ano de 1965 colocou em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore que na época era comemorado no dia 21 de setembro.

Já em Portugal, que se situa no continente europeu e portanto no hemisfério Norte, o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 do mês de Março, portanto, uma data diferente em outras partes do mundo.

Dia da Árvore é 21 de Setembro
Dia da Árvore é 21 de Setembro

Curiosidades sobre o Dia da Árvore

Em algumas regiões do Brasil, muitas pessoas não percebem que não existe mais a comemoração do Dia da Árvore por não estarem mais acostumadas.

Sendo assim, o dia 21 de Setembro deve ser olhado como um dia de reflexão sobre as nossas atitudes em relação com as árvores.

Esse dia é muito mais do que apenas um ato simbólico de plantar uma árvore na vida e deve ser visto como um modo para mudarmos a postura e a conscientização de que nossos atos vão afetar as gerações futuras.

É bem importante haver a conscientização sobre a importância de conservarmos o meio ambiente, inclusive da necessidade de criação de políticas públicas para combater a exploração ilegal de árvores nativas.

Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente da outra. Na região norte por exemplo é a castanheira, na região Nordeste é o carnaúba, a árvore símbolo da região Centro-Oeste é o ipê amarelo, no Sudeste o pau-brasil e na região Sul a araucária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Mãe confessa que abandonou bebê em caixa de sapato após se "desesperar"

A mulher de 31 anos teria se assustado ao perceber que a criança ainda estava viva, mesmo depois de realizar um abort0. A principal suspeita de abandonar uma bebê dentro de uma caixa de sapatos em Balneário Camboriú é a própria mãe. A mulher de 31 anos confessou a culpa do caso que aconteceu no último sábado, 28 de novembro, em depoimento a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso). Segundo informações da UOL, a mãe achava que tinha abortad0 a recém nascida. Ao ver que a bebê ainda estava viva, porém, ela "se apavorou, colocou dentro de uma caixa de sapato e deixou na lixeira", como conta a delegada Inara Danielle Marques Drapalski. A delegada acredita que a mulher teria tentado ab0rtar e não esperava que a criança já tivesse 28 semanas de vida. Segundo os depoimentos, a gravidez foi descoberta em setembro e em nenhum momento a mãe teria procurado um médico ou hospital para saber sobre a condição da gestação. O bebê foi encontrado após a própria

Rebecca engravida enquanto estava grávida e dá à luz a gêmeos com três semanas de diferença

Rebecca engravida enquanto já estava grávida e bebês conhecidos como 'super gêmeos' foram concebidos com três semanas de diferença. A gravidez é motivo de alegria para as mulheres que tanto almejam ter um filho. No entanto, essa jornada que começa com a descoberta da gestação até o momento em que a mãe vai segurar o seu pacotinho de amor nos braços podem reservar algumas surpresas. Uma mãe inglesa passou por uma situação inusitada e atípica com a maternidade. Aos 39 anos de idade, Rebecca Roberts, estava esperando ansiosa pela chegada do filho Noah quando descobriu que estava esperando mais um bebê. A descoberta somente aconteceu durante um examme de rotina 12 semanas mais tarde. Isso quer dizer que ela ficou grávida estando grávida. “Fiz um exame inicial com 7 semanas e outro com 10 semanas. Em ambas as vezes foi identificado apenas uma criança. Era sempre um bebê. Até que com 12 semanas surgiu um outro bebê”, explicou a inglesa. Ela disse ainda que fez o examme com a mesma