Pular para o conteúdo principal

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.

O Dia Mundial da Árvore é o tempo para se reforçar nos apelos para a conscientização de todos em favor da vida. As árvores são os principais símbolos da natureza e é uma das importantes riquezas que possuímos no mundo.

O Brasil traz fortes relações com a cultura indígena desde o início que deu origem a este país, um destes exemplos que marcou é o amor e o respeito pelas árvores como grandes representantes da enorme riqueza natural que o Brasil tem.

O Decreto Federal de número 55.795 de 24 de Fevereiro do ano de 1965 colocou em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore que na época era comemorado no dia 21 de setembro.

Já em Portugal, que se situa no continente europeu e portanto no hemisfério Norte, o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 do mês de Março, portanto, uma data diferente em outras partes do mundo.

Dia da Árvore é 21 de Setembro
Dia da Árvore é 21 de Setembro

Curiosidades sobre o Dia da Árvore

Em algumas regiões do Brasil, muitas pessoas não percebem que não existe mais a comemoração do Dia da Árvore por não estarem mais acostumadas.

Sendo assim, o dia 21 de Setembro deve ser olhado como um dia de reflexão sobre as nossas atitudes em relação com as árvores.

Esse dia é muito mais do que apenas um ato simbólico de plantar uma árvore na vida e deve ser visto como um modo para mudarmos a postura e a conscientização de que nossos atos vão afetar as gerações futuras.

É bem importante haver a conscientização sobre a importância de conservarmos o meio ambiente, inclusive da necessidade de criação de políticas públicas para combater a exploração ilegal de árvores nativas.

Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente da outra. Na região norte por exemplo é a castanheira, na região Nordeste é o carnaúba, a árvore símbolo da região Centro-Oeste é o ipê amarelo, no Sudeste o pau-brasil e na região Sul a araucária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Mensagem para o dia do atendente de telemarketing

Mensagem com uma bonita homenagem para parabenizar os operadores neste 4 de Julho pelo dia do atendente de telemarketing e todos os profissionais de suporte.

Morreu a jornalista Camila Holanda após cair de skate no Parque da Cidade

Camila Holanda morreu nesta terça-feira (11/7), aos 29 anos, após passar uma semana internada no Hospital de Base do Distrito Federal devido a uma queda de skate que sofreu no Parque da Cidade. A jornalista residia em Brasília e trabalhava na Secretaria de Saúde desde abril de 2021, quando ela foi nomeada em um concurso da pasta. De acordo com relatos de amigos e familiares, o acidente ocorreu no dia 2 de julho. Camila estava andando de skate no Parque da Cidade enquanto seu namorado jogava tênis em outra parte do parque. Durante a atividade, ela precisou realizar uma manobra para reduzir a velocidade, mas acabou colidindo com um "elevado de terra" que bloqueou o skate e a lançou para frente. A queda foi amortecida pela grama, mas o impacto atingiu a cabeça da jovem. Infelizmente, ela não estava usando capacete no momento do acidente, apenas joelheiras. Segundo o portal G1, na segunda-feira, foi confirmada a morte cerebral de Camila Holanda após os resultados de dois te

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.