Pular para o conteúdo principal

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

Paulina é a primeira santa brasileira canonizada em 19 de maio de 2002 no Vaticano pelo Papa João Paulo II, tendo festa litúrgica no dia 9 de julho e o principal templo em Nova Trento, o Santuário de Madre Paulina.
A religiosa tem bastante devotos e é bastante cultuada nacionalmente. Além de ter a popularidade através de suas obras, Madre Paulina ficou conhecida pelos milagres que realizou.

Há dois que são bastante famosos e que foi o motivo da canonização da freira. O primeiro de uma mulher que melhorou milagrosamente após uma freira colocar um pedaço de tecido que havia pertencido à Madre Paulina sobre o seu peito. Essa mesma moça havia entrado em choque após um aborto.

O segundo milagre ocorreu com Iza Bruna Vieira de Souza, uma menina de cinco dias de vida que foi submetida a uma cirurgia. Após a realização do procedimento, ela teve complicações, mas, melhorou rapidamente depois que a avô dela resolveu colocar uma imagem da Santa na mão.

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho
Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

História de Santa Madre Paulina

Recebeu dos seus Pais Napoleão e Ana o nome de Amábile Lucia Visintainer, que nasceu na região norte da Itália em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige em 16 de dezembro de 1865.

Em 1875 muda para o Brasil com sua família e, ainda muito jovem antes de completar dez anos, vai morar em Vígolo, na cidade de Nova Trento, no Estado de Santa Catarina, localizado na região sul do Brasil.

Após o falecimento de sua mãe dois anos após sua chegada, ela cuida da família até o novo casamento do seu pai e também, como paroquiana desde criança, ajuda na Paróquia de Nova Trento, na Capela de Vígolo.

Neste mesmo lugar há o Santuário dedicado a ela, um dos maiores do Brasil, onde os festejos começam ainda no fim de junho e a grande comemoração geralmente acontece no primeiro domingo de julho, já que tradicionalmente a memória litúrgica é realizada no segundo domingo de julho.

Até que em 12 de julho do ano de 1890, iniciou à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. No ano de 1903, elegeu-se a superiora geral durante toda a vida. Ainda nesse mesmo ano foi para a cidade de São Paulo com a intenção de cuidar de ex-escravos e pobres na região do bairro do Ipiranga na Avenida Nazaré.

Quando a Congregação cresceu em São Paulo e em Santa Catarina no ano de 1909, Madre Paulina saiu do cargo de Superiora Geral por ordem da autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista para cuidar dos doentes e asilados, onde compreendeu que a obra é de Deus e não dela, e assim se submeteu-se humildemente e ficou por nove anos.

Dedicou sua vida à caridade e aos enfermos. Posteriormente foi convidada a viver na sede Geral da Congregação no ano de 1918. Santa Paulina viveu na santidade e ajudou na criação da História da Congregação e no resgate do Carisma fundante.

Vinte anos depois em 1938, descobriu que tinha diabetes e o calvário começou. Ela teve que amputar o seu braço direito e também chegou a ficar cega, morrendo em 9 de julho de 1942.

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus foi beatificada no ano de 1991 pelo então Papa João Paulo durante a sua visita ao Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu Aracy Balabanian, a icônica Cassandra do humorístico “Sai de Baixo”

Aracy Balabanian faleceu na Clínica São Vicente, na Gávea, onde a artista estava internada para cuidados paliativos desde o final do ano passado em decorrência de um tumor. A icônica Dona Armênia de "Rainha da Sucata" e a icônica Cassandra do humorístico “Sai de Baixo” nos deixou na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos de idade, em informação confirmada pelo portal G1 junto à secretária da atriz. Aracy, que não era casada e nem tinha filhos, deixa um legado de quase 70 anos em sua carreira artística, e era bastante querida por todos. Uma das últimas imagens de Aracy Balabanian em público foi um encontro dela com a atriz Claudia Raia para conhecer o filho Luca, em uma visita ao Rio de Janeiro no mês passado, em que ela aparece com o pequeno no colo e sorridente. Filha de imigrantes armênios, ela nasceu em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e se reconheceu como atriz aos 12 anos de idade, já morando na cidade de São Paulo com a família. A c...

Morreu a atriz Maria Helena Dias, protagonista da novela 'Elas por elas'

Maria Helena Dias, protagonista da novela 'Elas por elas', morreu aos 91 anos em informação que foi comunicada por amigos da artista. Conforme relatos de pessoas próximas à atriz, Helena esteve hospitalizada em um hospital no Rio de Janeiro por um período de um mês devido a uma broncopneumonia e uma trombose na perna. Ela esteve ausente dos palcos e das telas desde 2007, quando participou da série "Carga pesada". Helena fez parte do elenco de várias novelas, especialmente durante as décadas de 1980 e 1990, incluindo "Plumas & paetês" (1980), "Ciranda de pedra" (1981), "Tieta" (1989), "Rainha da sucata" (1990), "A próxima vítima" (1995) e "Anjo de mim" (1996). O início da carreira da atriz foi na extinta Rede Tupi, nos anos 1950, quando participou do pioneiro programa Grande Teatro Tupi. A artista também protagonizou dezenas de espetáculos nos palcos. Sua última aparição em novelas ocorreu em "Cobr...

Mensagem de dia do cantor

Dia do cantor para celebrar a nobre arte e homenagear quem tem o dom da voz com uma bonita mensagem neste 13 de Julho a profissão a qual muita gente sonha ter.

Paulo Betti se despede do irmão mais velho: "Zé também foi um pouco meu pai"

Paulo Betti, ator que está no ar em "Amor Perfeito", recordou memórias vividas com o irmão mais velho, a quem chamava de pai e que atuava como sapateiro no interior de São Paulo antes de falecer. Betti fez duas postagens emocionantes com o objetivo de homenagear e se despedir de seu irmão mais velho, José Bete, que faleceu na manhã desta terça-feira (16). O ator não poupou elogios e afeto ao familiar, que morreu aos 80 anos. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Paulo Betti (@paulobetti) "Meu irmão Zé partiu hoje. Ele esperou que eu tivesse uma pausa nas gravações da novela 'Amor Eterno' para que eu pudesse vir me despedir dele. Zé foi meu irmão e também um pouco meu pai. Ele era 10 anos mais velho que eu. Eu estava angustiado sabendo que ele estava próximo do fim neste mundo e não conseguia ir a Sorocaba para vê-lo. Mas Zé sempre foi uma solução e nunca um problema. E não é que ele me esperou? Abriu os olhos e ouviu ...

Ex-chacrete Índia Potira morre em decorrência de um câncer

Morreu a ex-chacrete Maria da Gloria Aguiar da Silva, conhecida como Índia Potira, aos 76 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer. A informação da perda foi divulgada nas redes virtuais pelos familiares e confirmada pelo portal G1. Potira fez sucesso na televisão na década de 1970, integrando o balé do programa do Chacrinha. Ao lado de Rita Cadillac e Vera Furacão, Índia Potira animava os sábados na televisão brasileira. O apelido dela veio por causa do cabelo preto e os traços que lembravam uma pessoa indígena. Durante entrevistas, a ex-chacrete, que se afastou das telinhas por conta do problema de saúde que enfrentava, contou que chegou a trabalhar em programas na televisão e mais recentemente, fez uma participação especial como ela mesma na novela Amor à Vida em 2008 e também participou da novela Beleza Pura. Maria da Glória Aguiar da Silva, seu nome de batismo, teve sua despedida no Cemitério do Caju para os amigos e familiares que queriam dar o últim...