Pular para o conteúdo principal

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

Paulina é a primeira santa brasileira canonizada em 19 de maio de 2002 no Vaticano pelo Papa João Paulo II, tendo festa litúrgica no dia 9 de julho e o principal templo em Nova Trento, o Santuário de Madre Paulina.
A religiosa tem bastante devotos e é bastante cultuada nacionalmente. Além de ter a popularidade através de suas obras, Madre Paulina ficou conhecida pelos milagres que realizou.

Há dois que são bastante famosos e que foi o motivo da canonização da freira. O primeiro de uma mulher que melhorou milagrosamente após uma freira colocar um pedaço de tecido que havia pertencido à Madre Paulina sobre o seu peito. Essa mesma moça havia entrado em choque após um aborto.

O segundo milagre ocorreu com Iza Bruna Vieira de Souza, uma menina de cinco dias de vida que foi submetida a uma cirurgia. Após a realização do procedimento, ela teve complicações, mas, melhorou rapidamente depois que a avô dela resolveu colocar uma imagem da Santa na mão.

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho
Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

História de Santa Madre Paulina

Recebeu dos seus Pais Napoleão e Ana o nome de Amábile Lucia Visintainer, que nasceu na região norte da Itália em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige em 16 de dezembro de 1865.

Em 1875 muda para o Brasil com sua família e, ainda muito jovem antes de completar dez anos, vai morar em Vígolo, na cidade de Nova Trento, no Estado de Santa Catarina, localizado na região sul do Brasil.

Após o falecimento de sua mãe dois anos após sua chegada, ela cuida da família até o novo casamento do seu pai e também, como paroquiana desde criança, ajuda na Paróquia de Nova Trento, na Capela de Vígolo.

Neste mesmo lugar há o Santuário dedicado a ela, um dos maiores do Brasil, onde os festejos começam ainda no fim de junho e a grande comemoração geralmente acontece no primeiro domingo de julho, já que tradicionalmente a memória litúrgica é realizada no segundo domingo de julho.

Até que em 12 de julho do ano de 1890, iniciou à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. No ano de 1903, elegeu-se a superiora geral durante toda a vida. Ainda nesse mesmo ano foi para a cidade de São Paulo com a intenção de cuidar de ex-escravos e pobres na região do bairro do Ipiranga na Avenida Nazaré.

Quando a Congregação cresceu em São Paulo e em Santa Catarina no ano de 1909, Madre Paulina saiu do cargo de Superiora Geral por ordem da autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista para cuidar dos doentes e asilados, onde compreendeu que a obra é de Deus e não dela, e assim se submeteu-se humildemente e ficou por nove anos.

Dedicou sua vida à caridade e aos enfermos. Posteriormente foi convidada a viver na sede Geral da Congregação no ano de 1918. Santa Paulina viveu na santidade e ajudou na criação da História da Congregação e no resgate do Carisma fundante.

Vinte anos depois em 1938, descobriu que tinha diabetes e o calvário começou. Ela teve que amputar o seu braço direito e também chegou a ficar cega, morrendo em 9 de julho de 1942.

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus foi beatificada no ano de 1991 pelo então Papa João Paulo durante a sua visita ao Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe passa mal ao perder a filha, enfarta durante o velóri0 e a família enterra dois corpos "Descanse em paz"

  Com certeza uma das coisas mais emocionantes e lindas na vida de uma mulher é a chegada de um Filho, é a partir desse momento que ela passa a dedicar toda sua vida para aquele novo ser, e consequente o amor passa a ser incondicional, sem limites para essa paixão.  Hoje vamos contar um caso muito triste e comovente envolvendo o amor de mãe e filha, acompanhe. Maria Helena da Silva, tinha 63 anos, e faleceu no velóri0 da sua filha. O fato ocorreu nesta sexta-feira (7). Sua filha tinha 38 anos, e se chamava Maria Franciele da Silva. O situação aconteceu no município de Piripiri, no bairro de Floresta. Maria Helena acompanhava o velório da sua filha que acontecia em sua casa, ela não resistiu a comovente despedida e veio a óbit0, essas informações foram cedidas pelo cabo Abimael, da polícia militar. Ainda segundo o cabo, Maria Franciele estava hospitalizada em um hospital regional na cidade de Piripiri, e faleceu por volta de 23 horas de quinta-feira (06).  No dia seguinte o corpo foi le

Mãe confessa que abandonou bebê em caixa de sapato após se "desesperar"

A mulher de 31 anos teria se assustado ao perceber que a criança ainda estava viva, mesmo depois de realizar um abort0. A principal suspeita de abandonar uma bebê dentro de uma caixa de sapatos em Balneário Camboriú é a própria mãe. A mulher de 31 anos confessou a culpa do caso que aconteceu no último sábado, 28 de novembro, em depoimento a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso). Segundo informações da UOL, a mãe achava que tinha abortad0 a recém nascida. Ao ver que a bebê ainda estava viva, porém, ela "se apavorou, colocou dentro de uma caixa de sapato e deixou na lixeira", como conta a delegada Inara Danielle Marques Drapalski. A delegada acredita que a mulher teria tentado ab0rtar e não esperava que a criança já tivesse 28 semanas de vida. Segundo os depoimentos, a gravidez foi descoberta em setembro e em nenhum momento a mãe teria procurado um médico ou hospital para saber sobre a condição da gestação. O bebê foi encontrado após a própria su

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.