Pular para o conteúdo principal

Dia de São Camilo é 14 de Julho

São Camilo tem sua festa litúrgica celebrada no dia 14 de julho, fundador da Ordem dos Camilianos e padroeiro dos doentes e enfermos.

Camilo de Lellis nasceu em Bucchianico no dia 25 de maio do ano de 1550 e faleceu na cidade de Roma em 14 de julho de 1614. Foi um religioso italiano, fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos, conhecido como os Camilianos.

Venerado pelos fiéis como santo Católico, essa data é celebrada por toda a Igreja em homenagem ao homem considerado o bom protetor de quem está doente e dos hospitais.

No ano de 1746, durante uma festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, o então papa Bento XIV no dia 29 do mês de junho canonizou e declarou Santo o nome Camilo de Lellis.

O papa Leão XIII declarou o já então Santo Camilo no ano de 1886, celeste protetor dos enfermos e unidades hospitalares do mundo católico.

Dia de São Camilo é 14 de Julho
Dia de São Camilo é 14 de Julho

História do dia de São Camilo

Protetor contra o vício do jogo, o dia 14 do mês de julho no calendário foi escolhido para celebrar o santo Camilo por ser justamente a data de sua morte.

Geralmente temos no mundo e no Brasil procissões e grupos de orações nas igrejas em homenagem a São Camilo durante esta data, para que ele proteja todos os enfermos e os profissionais que trabalham nos hospitais.

Ele pertencia a uma nobre e tradicional família, foi militar e expulso da tropa por causa do seu caráter. Acabou viciado em jogo e também levava uma vida profana e decadente.

Conseguiu perder todos os bens que tinha e no momento mais triste de sua vida, Camilo foi então tocado pela graça divina, se arrependeu dos pecados e passando a dedicar toda a sua vida para servir quem precisava de ajuda, por espírito de caridade, sobretudo aos doentes pobres em hospitais.

Seu nascimento coroou o casamento da senhora Camila, a sua mãe, que até os 60 anos de idade não tinha ainda conseguido dar um herdeiro ao João, esposo dela e pai de Camilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Mensagem para o dia do atendente de telemarketing

Mensagem com uma bonita homenagem para parabenizar os operadores neste 4 de Julho pelo dia do atendente de telemarketing e todos os profissionais de suporte.

1 de Abril é Dia da Mentira

Saiba porque o dia primeiro de abril é o dia da mentira e que há muitas explicações para esta data ter se transformado no dia da mentira, que também é conhecido como o dia das petas, dia dos tolos de abril ou dia dos bobos.

Carlos Alberto reencontra Cassiano Ricardo, filho do falecido Roni Rios

Carlos Alberto da Nóbrega fica aos prantos após reencontro com Cassiano Ricardo Rios, filho do falecido ator Roni Rios que interpretava a Velha no programa 'A Praça É Nossa'. Com base nas informações do Portal Contigo, o programa Fofocalizando trouxe uma onda de emoção ao receber a visita de Carlos Alberto da Nóbrega, o eterno apresentador de A Praça É Nossa. Isso ocorreu porque o humorista teve a oportunidade de reencontrar Cassiano Ricardo Rios, filho do falecido ator Roni Rios, que interpretava a personagem da Velha no programa de comédia do SBT. Roni Rios faleceu em 2001, aos 64 anos, vítima de câncer linfático. Além do filho, a viúva do ator, Omara Rios, também participou do programa vespertino. Ao reencontrar a querida família de seu antigo amigo, Carlos Alberto não conseguiu conter as lágrimas. Ele se emocionou ao abraçar o jovem rapaz, que havia crescido: "Meu Deus, que emoção! Quanto tempo. Você se parece muito com seu pai", disse o apresentador, visivelme