Pular para o conteúdo principal

Paulo Betti se despede do irmão mais velho: "Zé também foi um pouco meu pai"

Paulo Betti, ator que está no ar em "Amor Perfeito", recordou memórias vividas com o irmão mais velho, a quem chamava de pai e que atuava como sapateiro no interior de São Paulo antes de falecer.


Betti fez duas postagens emocionantes com o objetivo de homenagear e se despedir de seu irmão mais velho, José Bete, que faleceu na manhã desta terça-feira (16). O ator não poupou elogios e afeto ao familiar, que morreu aos 80 anos.



"Meu irmão Zé partiu hoje. Ele esperou que eu tivesse uma pausa nas gravações da novela 'Amor Eterno' para que eu pudesse vir me despedir dele. Zé foi meu irmão e também um pouco meu pai. Ele era 10 anos mais velho que eu. Eu estava angustiado sabendo que ele estava próximo do fim neste mundo e não conseguia ir a Sorocaba para vê-lo. Mas Zé sempre foi uma solução e nunca um problema. E não é que ele me esperou? Abriu os olhos e ouviu os nomes de todos que mandaram um abraço e beijo de despedida para ele: Cida, Maria, Juliana, Mariana, João, Dadá, Eliane, Maria, Mana, Mariana, Zezé, Ana, Osvaldo, Rosangela, Zé Roque, Carlos, Perdiga, Miroldo, Ceroula, Hugo, Grassi, Rafa, Cassiane. Meu sobrinho Rafa Romão resumiu: 'Que seus pés descansem após ter cuidado dos passos de tantos'".



Zé, como era chamado pelos amigos, era sapateiro no interior de São Paulo e não tinha o mesmo sobrenome do ator devido a um fato inusitado.


"Zé era muito querido em Sorocaba. Tinha uma sapataria na Rua da Penha chamada José Bete. Nossos sobrenomes são diferentes devido a um erro no cartório. Nossos pais não sabiam ler. Ernesto e Adelaide diziam que Zé era um grão de ouro. Zé era muito mais que isso! Era uma mina inteira de sabedoria e bondade inesgotáveis! Eu ia na sapataria e ele estava curvado naquele banquinho baixo, com os pregos equilibrados na boca, caprichando na meia sola, no salto, no trabalho dedicado".



Paulo também se lembrou de uma brincadeira que fazia para surpreender os clientes do irmão quando ia até o local de trabalho de Zé.


"Eu ia visitá-lo na sapataria e ficava atrás do balcão fingindo ser ele, para surpreender os clientes. E ríamos. Eu tentava fazer com que ele cobrasse metade do valor do conserto adiantado. Ele tinha pena de cobrar. Ficavam pilhas de sapatos e bolsas que os clientes não vinham buscar. O prejuízo de mão de obra e material. Zé fumava muito! Quatro maços por dia durante muitos e muitos anos. E a cola de sapateiro que ele involuntariamente cheirava enquanto trabalhava? Se não fosse por isso, certamente viveria até os 100 anos, não nos deixaria aos 80".


O velório e o enterro de José Bete ocorrerão ainda na terça-feira (16), em São Paulo. Nos comentários, amigos e colegas como Letícia Spiller, Carmo Dalla Vecchia, Alessandra Negrini, Leandra Leal, Carolina Dickmann e Renato Góes consolaram o artista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

Paulina é a primeira santa brasileira canonizada em 19 de maio de 2002 no Vaticano pelo Papa João Paulo II, tendo festa litúrgica no dia 9 de julho e o principal templo em Nova Trento, o Santuário de Madre Paulina.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Ex-chacrete Índia Potira morre em decorrência de um câncer

Morreu a ex-chacrete Maria da Gloria Aguiar da Silva, conhecida como Índia Potira, aos 76 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer. A informação da perda foi divulgada nas redes virtuais pelos familiares e confirmada pelo portal G1. Potira fez sucesso na televisão na década de 1970, integrando o balé do programa do Chacrinha. Ao lado de Rita Cadillac e Vera Furacão, Índia Potira animava os sábados na televisão brasileira. O apelido dela veio por causa do cabelo preto e os traços que lembravam uma pessoa indígena. Durante entrevistas, a ex-chacrete, que se afastou das telinhas por conta do problema de saúde que enfrentava, contou que chegou a trabalhar em programas na televisão e mais recentemente, fez uma participação especial como ela mesma na novela Amor à Vida em 2008 e também participou da novela Beleza Pura. Maria da Glória Aguiar da Silva, seu nome de batismo, teve sua despedida no Cemitério do Caju para os amigos e familiares que queriam dar o últim