Pular para o conteúdo principal

Paulo Betti se despede do irmão mais velho: "Zé também foi um pouco meu pai"

Paulo Betti, ator que está no ar em "Amor Perfeito", recordou memórias vividas com o irmão mais velho, a quem chamava de pai e que atuava como sapateiro no interior de São Paulo antes de falecer.


Betti fez duas postagens emocionantes com o objetivo de homenagear e se despedir de seu irmão mais velho, José Bete, que faleceu na manhã desta terça-feira (16). O ator não poupou elogios e afeto ao familiar, que morreu aos 80 anos.



"Meu irmão Zé partiu hoje. Ele esperou que eu tivesse uma pausa nas gravações da novela 'Amor Eterno' para que eu pudesse vir me despedir dele. Zé foi meu irmão e também um pouco meu pai. Ele era 10 anos mais velho que eu. Eu estava angustiado sabendo que ele estava próximo do fim neste mundo e não conseguia ir a Sorocaba para vê-lo. Mas Zé sempre foi uma solução e nunca um problema. E não é que ele me esperou? Abriu os olhos e ouviu os nomes de todos que mandaram um abraço e beijo de despedida para ele: Cida, Maria, Juliana, Mariana, João, Dadá, Eliane, Maria, Mana, Mariana, Zezé, Ana, Osvaldo, Rosangela, Zé Roque, Carlos, Perdiga, Miroldo, Ceroula, Hugo, Grassi, Rafa, Cassiane. Meu sobrinho Rafa Romão resumiu: 'Que seus pés descansem após ter cuidado dos passos de tantos'".



Zé, como era chamado pelos amigos, era sapateiro no interior de São Paulo e não tinha o mesmo sobrenome do ator devido a um fato inusitado.


"Zé era muito querido em Sorocaba. Tinha uma sapataria na Rua da Penha chamada José Bete. Nossos sobrenomes são diferentes devido a um erro no cartório. Nossos pais não sabiam ler. Ernesto e Adelaide diziam que Zé era um grão de ouro. Zé era muito mais que isso! Era uma mina inteira de sabedoria e bondade inesgotáveis! Eu ia na sapataria e ele estava curvado naquele banquinho baixo, com os pregos equilibrados na boca, caprichando na meia sola, no salto, no trabalho dedicado".



Paulo também se lembrou de uma brincadeira que fazia para surpreender os clientes do irmão quando ia até o local de trabalho de Zé.


"Eu ia visitá-lo na sapataria e ficava atrás do balcão fingindo ser ele, para surpreender os clientes. E ríamos. Eu tentava fazer com que ele cobrasse metade do valor do conserto adiantado. Ele tinha pena de cobrar. Ficavam pilhas de sapatos e bolsas que os clientes não vinham buscar. O prejuízo de mão de obra e material. Zé fumava muito! Quatro maços por dia durante muitos e muitos anos. E a cola de sapateiro que ele involuntariamente cheirava enquanto trabalhava? Se não fosse por isso, certamente viveria até os 100 anos, não nos deixaria aos 80".


O velório e o enterro de José Bete ocorrerão ainda na terça-feira (16), em São Paulo. Nos comentários, amigos e colegas como Letícia Spiller, Carmo Dalla Vecchia, Alessandra Negrini, Leandra Leal, Carolina Dickmann e Renato Góes consolaram o artista.

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe se emociona ao ver a filha mais velha embalando a caçula: "Coração não estava preparado"

A catarinense Mislaine Inácio Hipólito teve um momento de pura emoção ao encontrar sua filha mais velha, Cecília, de 10 anos, embalando sua irmãzinha Aurora, de apenas dois meses. “Quando vi essa cena, fiquei certa de que a Aurora encontrou uma amiga para a vida toda”, contou Mislaine em entrevista. Confira! Todo mundo sabe que o silêncio em casa, quando se tem crianças, é sempre motivo de preocupação. Com isso, Mislaine, estrategista de marketing de 37 anos, natural de Biguaçu, Santa Catarina, se assustou quando não ouviu nada vindo do quarto das filhas. Preocupada, ela correu até lá e foi surpreendida por uma cena encantadora: Cecília, sentada em uma cadeira, estava embalando Aurora nos braços com um sorriso de felicidade no rosto. Emocionada, Mislaine não resistiu e registrou o momento, compartilhando nas redes sociais. "Silêncio em casa com crianças geralmente significa problema, né? Mas dessa vez fui surpreendida de um jeito que meu coração não estava preparado! Encontrei ...

Bebê surpreende pais ao falar 'laranja' e momento é gravado

A expectativa pela primeira palavra de um bebê é sempre grande para os pais. Na casa de Larissa e Nicolas Miranda, ambos de 30 anos, não foi diferente. Normalmente, os pais esperam que os primeiros termos a serem ditos sejam “mamãe” ou “papai”. Porém, a pequena Zoe, com apenas 8 meses na época, surpreendeu a todos com uma palavra bem diferente, e o momento foi registrado pelos próprios pais. No vídeo, a menina aparece saboreando uma fruta no colo do pai, quando, de repente, solta: “laranja”. Nicolas, encantado, repete em voz alta: “Laranja! Ela falou laranja!”. O casal, brasileiro e morador de Orlando, na Flórida, estava certo de que Zoe diria “papai”, pois ela já tinha começado a falar “pa”. “Mas não foi o que aconteceu”, diverte-se Larissa. “Estávamos filmando porque já estávamos na fase de introdução alimentar há um mês e queríamos registrar todas as refeições”, conta. E foi nesse momento que tiveram a surpresa com a laranja. “Não imaginávamos que ela falaria nada”, lembra. Hoje,...

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Menina de 8 anos acabara de descobrir que seria irmã mais velha: "A gestação foi um milagre"

Prepare o lenço, porque é impossível assistir a este vídeo sem se emocionar. Letícia, de 8 anos, achava que estava gravando uma mensagem para sua prima Cecília, que acabara de nascer. No entanto, enquanto repetia o que sua mãe falava, ela foi surpreendida por uma notícia que a fez chorar de felicidade: ela acabara de descobrir que seria irmã mais velha! A reação emocionada da menina foi compartilhada por sua mãe, Jhenyffer Bogler, de 27 anos, e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. A história por trás desse momento emocionante é ainda mais tocante. Em entrevista, Jheny revelou que, apesar de ela e seu marido, Lucas, de 31 anos, desejarem muito ter outro filho, as chances eram baixas. Isso porque Jheny tem síndrome dos ovários policísticos (SOP), e Lucas havia passado por um tratamento contra câncer de testículo. “Ele fez quimioterapia e, no início do tratamento, chegou a ter a contagem de espermatozoides zerada”, conta a mãe, que é de Curitiba, no Paraná. “A gestação foi um m...

César Tralli comemora 54 anos com festa surpresa na Globo: "Tanto carinho"

O jornalista César Tralli comemorou 54 anos nesta segunda-feira, 23, e foi surpreendido com uma festa de aniversário organizada pelos colegas de redação da TV Globo. O âncora do 'Jornal Hoje' recebeu um bolo e expressou sua gratidão aos amigos de trabalho pela homenagem. “Como não amar essa equipe? Agradeço de coração por tanto carinho e pela consideração. Meu aniversário ficou ainda mais especial com a presença de vocês. Muito obrigado, com todo o meu amor. Um beijo no coração!”, declarou Tralli. Além disso, o apresentador, casado com Ticiane Pinheiro, teve uma surpresa ainda mais emocionante. Manuella, sua filha com Ticiane, fez sua estreia nos Estúdios Globo, em São Paulo, para entregar uma carta especial ao pai, comemorando seus 54 anos. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por César Tralli (@cesartralli) “Hoje é o aniversário do melhor marido do mundo e a Manu fez uma surpresa para o papai no trabalho, visitando o estúdio pela pri...