Pular para o conteúdo principal

Pioneiro da Bossa Nova, João Donato morreu no Rio em decorrência de pneumonia

João Donato, multi-instrumentista e ícone da MPB, morre no Rio de janeiro aos 88 anos de idade em informação confirmada pela família do músico.


O compositor nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre, e nos deixou na madrugada desta segunda-feira (17). Donato estava internado na Casa de Saúde São José, situado na Zona Sul do Rio, e a causa da morte dele foi em decorrência de pneumonia.

O compositor tinha problemas no pulmão e também no coração, e vinha com um quadro de sepse havia algumas semanas, tendo sido por conta disso intubado. Em junho, conforme publicado pelo filho Donatinho, ele esteve internado.



“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, anunciaram as redes virtuais dele. “Agora, a sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo.”



Com informações do portal G1, o velório será nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal do Rio, em horário ainda a confirmar. A despedida será na sequência no crematório no Memorial do Carmo.



A paixão pela música começou ainda na infância. Em 2000, foi contemplado com o Prêmio Shell de Música pelo conjunto da obra e participou do Free Jazz Festival (RJ), obtendo sucesso de público e crítica. Em 2003, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Em 2004, foi contemplado com o Prêmio Tim pelo disco “Emílio Santiago encontra João Donato”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement

1 de Abril é Dia da Mentira

Saiba porque o dia primeiro de abril é o dia da mentira e que há muitas explicações para esta data ter se transformado no dia da mentira, que também é conhecido como o dia das petas, dia dos tolos de abril ou dia dos bobos.