No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985. Esta data marca o início da primavera e o Dia Mundial da Árvore o começo de um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. A árvore é o principal símbolo da natureza e é uma das importantes riquezas da natureza que possuímos no mundo.

O Brasil traz fortes relações com a cultura indígena que deu origem a este país, um destes exemplos é o amor e o respeito pelas árvores como grandes representantes da enorme riqueza natural que o Brasil tem.

O Decreto Federal de número 55.795 de 24 de Fevereiro de 1965, foi colocada em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.

Já em Portugal, que se situa no continente europeu e portanto no hemisfério Norte, o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Março. Portanto, esta data é diferente em outras partes do mundo.

De acordo com o previsto no Artigo 3º, a Festa Anual das Árvores, em circunstância das diferentes características do lima no Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Norte e do Nordeste. Na semana com início no dia 21 de Setembro, nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em algumas regiões do Brasil, muitas pessoas não percebem que não existe mais a comemoração do Dia da Árvore por não estarem mais habituadas. Mas para não perder a data da comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do Estado mencionado acima, é a última semana do mês de Março ou a semana com início no dia 21 de Setembro.

Sendo assim, o dia 21 de Setembro deve ser olhado como um dia de reflexão sobre as nossas atitudes em relação com as árvores, essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que apenas um ato simbólico de plantar uma árvore na vida e deve ser visto como um modo para mudarmos a postura e a conscientização de que nossos atos vão afetar os nosso filhos, as gerações futuras, e o planeta amanhã. É bem importante haver a conscientização sobre a importância de conservarmos o meio ambiente, inclusive da necessidade de criação de políticas públicas para combater a exploração ilegal de árvores nativas.

Curiosidades sobre o Dia da Árvore

Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente da outra:

Árvore símbolo da região Norte é o castanheira. Árvore símbolo da região Nordeste é o carnaúba. Árvore símbolo da região Centro-Oeste é o ipê amarelo. Árvore símbolo da região Sudeste é o pau-brasil. Árvore símbolo da região Sul é o araucária.