Pular para o conteúdo principal

Dia da Pizza é 10 de Julho

Pizza tem sua data própria no Brasil e o dia de comemorar é em 10 de Julho todos os anos reunindo a família e amigos para compartilhar.


Quem não gosta de comer uma boa pizza? Seja começando pela salgada e finalizando com as doces de sobremesa, é difícil achar quem não ama essa maravilha da gastronomia.

A pizza começou com os egípcios e muitos acreditam que foram os primeiros a misturar a farinha com água para o preparo. Porém, há quem diga que foram os gregos que faziam as massas e assavam em tijolos quentes, novidade esta que foi enviada para a Itália e popularizada.

Ao contrário do que acreditamos, não foram os italianos quem inventou a pizza, mas sim os babilônios, os hebreus e também os egípcios que já misturavam os ingredientes básicos como trigo e amido mais a água para assar em fornos rústicos há pelo menos mais de 5 mil anos atrás.

Pizza italiana original
Pizza italiana original

A pizza era o alimento das pessoas mais humildes, principalmente na Itália, por isso é tão querido pelos povos e pelas culturas ao redor do mundo, por ser fácil e barato de fazer.

É uma preparação culinária formada por um disco de massa já fermentada de farinha de trigo, normalmente coberto com molho de tomate e recheada com os ingredientes que incluem queijo, carnes e ervas como orégano ou manjericão.

A pizza no formato como conhecemos hoje surgiu no século XVI quando os tomates procedentes da América foram adicionados na culinária da Europa.

A população de Nova York é a que mais come pizzas no mundo, é famosa no mundo inteiro e faz parte da cultura inclusive dos Estados Unidos trazido pelos imigrantes europeus.

Dia da Pizza é 10 de Julho
Dia da Pizza é 10 de Julho

Dia da pizza no Brasil

Chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos e é encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Foi no bairro paulistano do Brás que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.

São Paulo é a capital nacional da redonda, a segunda maior cidade que consome pizzas no mundo e o estilo e variações de sabores encontrados nas pizzarias são bem diferentes das originais, fazendo das cantinas as mais tradicionais.

O sabor calabresa é o mais favorito na média nacional e na preferência do consumidor brasileiro, já a mussarela é o segundo sabor mais pedido do público.

A data escolhido foi 10 de Julho e instituída pelo secretário de turismo Caio Luís de Carvalho no ano de 1985. Desde então, as famílias costumam comemorar o dia da pizza comendo várias fatias em um rodízio ou pedindo em casa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe passa mal ao perder a filha, enfarta durante o velóri0 e a família enterra dois corpos "Descanse em paz"

  Com certeza uma das coisas mais emocionantes e lindas na vida de uma mulher é a chegada de um Filho, é a partir desse momento que ela passa a dedicar toda sua vida para aquele novo ser, e consequente o amor passa a ser incondicional, sem limites para essa paixão.  Hoje vamos contar um caso muito triste e comovente envolvendo o amor de mãe e filha, acompanhe. Maria Helena da Silva, tinha 63 anos, e faleceu no velóri0 da sua filha. O fato ocorreu nesta sexta-feira (7). Sua filha tinha 38 anos, e se chamava Maria Franciele da Silva. O situação aconteceu no município de Piripiri, no bairro de Floresta. Maria Helena acompanhava o velório da sua filha que acontecia em sua casa, ela não resistiu a comovente despedida e veio a óbit0, essas informações foram cedidas pelo cabo Abimael, da polícia militar. Ainda segundo o cabo, Maria Franciele estava hospitalizada em um hospital regional na cidade de Piripiri, e faleceu por volta de 23 horas de quinta-feira (06).  No dia seguinte o corpo foi le

Mãe confessa que abandonou bebê em caixa de sapato após se "desesperar"

A mulher de 31 anos teria se assustado ao perceber que a criança ainda estava viva, mesmo depois de realizar um abort0. A principal suspeita de abandonar uma bebê dentro de uma caixa de sapatos em Balneário Camboriú é a própria mãe. A mulher de 31 anos confessou a culpa do caso que aconteceu no último sábado, 28 de novembro, em depoimento a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso). Segundo informações da UOL, a mãe achava que tinha abortad0 a recém nascida. Ao ver que a bebê ainda estava viva, porém, ela "se apavorou, colocou dentro de uma caixa de sapato e deixou na lixeira", como conta a delegada Inara Danielle Marques Drapalski. A delegada acredita que a mulher teria tentado ab0rtar e não esperava que a criança já tivesse 28 semanas de vida. Segundo os depoimentos, a gravidez foi descoberta em setembro e em nenhum momento a mãe teria procurado um médico ou hospital para saber sobre a condição da gestação. O bebê foi encontrado após a própria su

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.