Pular para o conteúdo principal

Dia da Pizza é 10 de Julho

Pizza tem sua data própria no Brasil e o dia de comemorar é em 10 de Julho todos os anos reunindo a família e amigos para compartilhar.


Quem não gosta de comer uma boa pizza? Seja começando pela salgada e finalizando com as doces de sobremesa, é difícil achar quem não ama essa maravilha da gastronomia.

A pizza começou com os egípcios e muitos acreditam que foram os primeiros a misturar a farinha com água para o preparo. Porém, há quem diga que foram os gregos que faziam as massas e assavam em tijolos quentes, novidade esta que foi enviada para a Itália e popularizada.

Ao contrário do que acreditamos, não foram os italianos quem inventou a pizza, mas sim os babilônios, os hebreus e também os egípcios que já misturavam os ingredientes básicos como trigo e amido mais a água para assar em fornos rústicos há pelo menos mais de 5 mil anos atrás.

Pizza italiana original
Pizza italiana original

A pizza era o alimento das pessoas mais humildes, principalmente na Itália, por isso é tão querido pelos povos e pelas culturas ao redor do mundo, por ser fácil e barato de fazer.

É uma preparação culinária formada por um disco de massa já fermentada de farinha de trigo, normalmente coberto com molho de tomate e recheada com os ingredientes que incluem queijo, carnes e ervas como orégano ou manjericão.

A pizza no formato como conhecemos hoje surgiu no século XVI quando os tomates procedentes da América foram adicionados na culinária da Europa.

A população de Nova York é a que mais come pizzas no mundo, é famosa no mundo inteiro e faz parte da cultura inclusive dos Estados Unidos trazido pelos imigrantes europeus.

Dia da Pizza é 10 de Julho
Dia da Pizza é 10 de Julho

Dia da pizza no Brasil

Chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos e é encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Foi no bairro paulistano do Brás que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.

São Paulo é a capital nacional da redonda, a segunda maior cidade que consome pizzas no mundo e o estilo e variações de sabores encontrados nas pizzarias são bem diferentes das originais, fazendo das cantinas as mais tradicionais.

O sabor calabresa é o mais favorito na média nacional e na preferência do consumidor brasileiro, já a mussarela é o segundo sabor mais pedido do público.

A data escolhido foi 10 de Julho e instituída pelo secretário de turismo Caio Luís de Carvalho no ano de 1985. Desde então, as famílias costumam comemorar o dia da pizza comendo várias fatias em um rodízio ou pedindo em casa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Mensagem de dia do comerciante

O dia do comerciante é comemorado no Brasil anualmente em 16 de Julho para homenagear todos os profissionais vendedores.

Mensagem para dia da tia

Mensagem para dia da tia com uma linda homenagem que dedico para você minha querida titia. Eu desejo nesta data um feliz dia da titia com amor e carinho que mereces.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Rebecca engravida enquanto estava grávida e dá à luz a gêmeos com três semanas de diferença

Rebecca engravida enquanto já estava grávida e bebês conhecidos como 'super gêmeos' foram concebidos com três semanas de diferença. A gravidez é motivo de alegria para as mulheres que tanto almejam ter um filho. No entanto, essa jornada que começa com a descoberta da gestação até o momento em que a mãe vai segurar o seu pacotinho de amor nos braços podem reservar algumas surpresas. Uma mãe inglesa passou por uma situação inusitada e atípica com a maternidade. Aos 39 anos de idade, Rebecca Roberts, estava esperando ansiosa pela chegada do filho Noah quando descobriu que estava esperando mais um bebê. A descoberta somente aconteceu durante um examme de rotina 12 semanas mais tarde. Isso quer dizer que ela ficou grávida estando grávida. “Fiz um exame inicial com 7 semanas e outro com 10 semanas. Em ambas as vezes foi identificado apenas uma criança. Era sempre um bebê. Até que com 12 semanas surgiu um outro bebê”, explicou a inglesa. Ela disse ainda que fez o examme com a mesma