Pular para o conteúdo principal

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

O dia da Revolução de 32 que também é conhecida como Guerra Paulista é comemorado em 9 de Julho em memória ao dia em que o povo paulista pegou armas para lutar pelo regime democrático no Brasil.


Esta data é uma homenagem àquele movimento contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas, realizado na década de 30 pelos populares de São Paulo.

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932
Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

Origem do Dia da Revolução Constitucionalista

9 de julho de 1932 é o marco do início do levante armado, carregado pela revolta popular paulista depois da morte de quatro jovens por tropas do governo federal, precisamente em 23 de maio, em ato contra Getúlio.

Em decorrência da morte desses jovens, foi logo organizado um movimento clandestino que foi chamado de MMDC e, por conta disso temos a data comemorativa.

Os paulistas comemoram o feriado de 9 de julho desde o ano de 1997 e no dia 9 do mês de julho é feriado civil em todo o Estado de São Paulo.

A data garante folga a todos os funcionários públicos estaduais e os empregadores da iniciativa privada têm a liberdade de adotar ou não o feriado.

História da Revolução de 32

Foi um movimento armado ocorrido entre os meses de julho e outubro do ano de 1932 e tinha como objetivo derrubar o primeiro governo do então presidente Getúlio Vargas.

Vargas fechou todo o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e assim depôs todos os governadores. Insatisfeita com essas atitudes, a população paulista iniciou protestos e fortes manifestações, como a do dia 23 do mês de maio que terminou em um conflito armado.

A revolução teve seu estopim no dia 9 de julho seguindo o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias. O levante se estendeu até o dia 2 do mês de outubro do mesmo ano de 1932, quando os então revolucionários perderam a batalha para as tropas federais do governo.

Mais de 35 mil paulistas lutaram contra os mais de 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Getúlio Vargas ficou no poder até o ano de 1945, mas em 34 era colocada uma nova Constituição dando portanto início a um processo de democratização.

Esse foi o verdadeiro sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão e que a luta valeu a pena.

M.M.D.C.

O ápice da Revolução Constitucionalista se deu com a morte dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade no momento da tentativa de invasão da sede de um jornal que era favorável ao então regime de Getúlio, no dia 23 de maio de 32.

Por isso, também em homenagem a estes jovens heróis e estudantes que foram assassinados porque defendiam o movimento constitucionalista, o dia 23 de maio é celebrado como o Dia da Juventude Constitucionalista.

E na capitão de São Paulo, o obelisco localizado no Ibirapuera é o monumento construído como símbolo da dor da perda da vida dos bravos estudantes.

A sigla MMDC é um acrônimo e significa às iniciais dos nomes pelos quais os mártires eram conhecidos e que se transformaram no símbolo do movimento revolucionário.

MMDC
MMDC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement

Dia de Santa Paulina é 9 de Julho

Paulina é a primeira santa brasileira canonizada em 19 de maio de 2002 no Vaticano pelo Papa João Paulo II, tendo festa litúrgica no dia 9 de julho e o principal templo em Nova Trento, o Santuário de Madre Paulina.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Ex-chacrete Índia Potira morre em decorrência de um câncer

Morreu a ex-chacrete Maria da Gloria Aguiar da Silva, conhecida como Índia Potira, aos 76 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer. A informação da perda foi divulgada nas redes virtuais pelos familiares e confirmada pelo portal G1. Potira fez sucesso na televisão na década de 1970, integrando o balé do programa do Chacrinha. Ao lado de Rita Cadillac e Vera Furacão, Índia Potira animava os sábados na televisão brasileira. O apelido dela veio por causa do cabelo preto e os traços que lembravam uma pessoa indígena. Durante entrevistas, a ex-chacrete, que se afastou das telinhas por conta do problema de saúde que enfrentava, contou que chegou a trabalhar em programas na televisão e mais recentemente, fez uma participação especial como ela mesma na novela Amor à Vida em 2008 e também participou da novela Beleza Pura. Maria da Glória Aguiar da Silva, seu nome de batismo, teve sua despedida no Cemitério do Caju para os amigos e familiares que queriam dar o últim