Pular para o conteúdo principal

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

O dia da Revolução de 32 que também é conhecida como Guerra Paulista é comemorado em 9 de Julho em memória ao dia em que o povo paulista pegou armas para lutar pelo regime democrático no Brasil.


Esta data é uma homenagem àquele movimento contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas, realizado na década de 30 pelos populares de São Paulo.

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932
Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

Origem do Dia da Revolução Constitucionalista

9 de julho de 1932 é o marco do início do levante armado, carregado pela revolta popular paulista depois da morte de quatro jovens por tropas do governo federal, precisamente em 23 de maio, em ato contra Getúlio.

Em decorrência da morte desses jovens, foi logo organizado um movimento clandestino que foi chamado de MMDC e, por conta disso temos a data comemorativa.

Os paulistas comemoram o feriado de 9 de julho desde o ano de 1997 e no dia 9 do mês de julho é feriado civil em todo o Estado de São Paulo.

A data garante folga a todos os funcionários públicos estaduais e os empregadores da iniciativa privada têm a liberdade de adotar ou não o feriado.

História da Revolução de 32

Foi um movimento armado ocorrido entre os meses de julho e outubro do ano de 1932 e tinha como objetivo derrubar o primeiro governo do então presidente Getúlio Vargas.

Vargas fechou todo o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e assim depôs todos os governadores. Insatisfeita com essas atitudes, a população paulista iniciou protestos e fortes manifestações, como a do dia 23 do mês de maio que terminou em um conflito armado.

A revolução teve seu estopim no dia 9 de julho seguindo o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias. O levante se estendeu até o dia 2 do mês de outubro do mesmo ano de 1932, quando os então revolucionários perderam a batalha para as tropas federais do governo.

Mais de 35 mil paulistas lutaram contra os mais de 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Getúlio Vargas ficou no poder até o ano de 1945, mas em 34 era colocada uma nova Constituição dando portanto início a um processo de democratização.

Esse foi o verdadeiro sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão e que a luta valeu a pena.

M.M.D.C.

O ápice da Revolução Constitucionalista se deu com a morte dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade no momento da tentativa de invasão da sede de um jornal que era favorável ao então regime de Getúlio, no dia 23 de maio de 32.

Por isso, também em homenagem a estes jovens heróis e estudantes que foram assassinados porque defendiam o movimento constitucionalista, o dia 23 de maio é celebrado como o Dia da Juventude Constitucionalista.

E na capitão de São Paulo, o obelisco localizado no Ibirapuera é o monumento construído como símbolo da dor da perda da vida dos bravos estudantes.

A sigla MMDC é um acrônimo e significa às iniciais dos nomes pelos quais os mártires eram conhecidos e que se transformaram no símbolo do movimento revolucionário.

MMDC
MMDC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe passa mal ao perder a filha, enfarta durante o velóri0 e a família enterra dois corpos "Descanse em paz"

  Com certeza uma das coisas mais emocionantes e lindas na vida de uma mulher é a chegada de um Filho, é a partir desse momento que ela passa a dedicar toda sua vida para aquele novo ser, e consequente o amor passa a ser incondicional, sem limites para essa paixão.  Hoje vamos contar um caso muito triste e comovente envolvendo o amor de mãe e filha, acompanhe. Maria Helena da Silva, tinha 63 anos, e faleceu no velóri0 da sua filha. O fato ocorreu nesta sexta-feira (7). Sua filha tinha 38 anos, e se chamava Maria Franciele da Silva. O situação aconteceu no município de Piripiri, no bairro de Floresta. Maria Helena acompanhava o velório da sua filha que acontecia em sua casa, ela não resistiu a comovente despedida e veio a óbit0, essas informações foram cedidas pelo cabo Abimael, da polícia militar. Ainda segundo o cabo, Maria Franciele estava hospitalizada em um hospital regional na cidade de Piripiri, e faleceu por volta de 23 horas de quinta-feira (06).  No dia seguinte o corpo foi le

Mãe confessa que abandonou bebê em caixa de sapato após se "desesperar"

A mulher de 31 anos teria se assustado ao perceber que a criança ainda estava viva, mesmo depois de realizar um abort0. A principal suspeita de abandonar uma bebê dentro de uma caixa de sapatos em Balneário Camboriú é a própria mãe. A mulher de 31 anos confessou a culpa do caso que aconteceu no último sábado, 28 de novembro, em depoimento a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso). Segundo informações da UOL, a mãe achava que tinha abortad0 a recém nascida. Ao ver que a bebê ainda estava viva, porém, ela "se apavorou, colocou dentro de uma caixa de sapato e deixou na lixeira", como conta a delegada Inara Danielle Marques Drapalski. A delegada acredita que a mulher teria tentado ab0rtar e não esperava que a criança já tivesse 28 semanas de vida. Segundo os depoimentos, a gravidez foi descoberta em setembro e em nenhum momento a mãe teria procurado um médico ou hospital para saber sobre a condição da gestação. O bebê foi encontrado após a própria su

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.