Pular para o conteúdo principal

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

O dia da Revolução de 32 que também é conhecida como Guerra Paulista é comemorado em 9 de Julho em memória ao dia em que o povo paulista pegou armas para lutar pelo regime democrático no Brasil.


Esta data é uma homenagem àquele movimento contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas, realizado na década de 30 pelos populares de São Paulo.

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932
Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

Origem do Dia da Revolução Constitucionalista

9 de julho de 1932 é o marco do início do levante armado, carregado pela revolta popular paulista depois da morte de quatro jovens por tropas do governo federal, precisamente em 23 de maio, em ato contra Getúlio.

Em decorrência da morte desses jovens, foi logo organizado um movimento clandestino que foi chamado de MMDC e, por conta disso temos a data comemorativa.

Os paulistas comemoram o feriado de 9 de julho desde o ano de 1997 e no dia 9 do mês de julho é feriado civil em todo o Estado de São Paulo.

A data garante folga a todos os funcionários públicos estaduais e os empregadores da iniciativa privada têm a liberdade de adotar ou não o feriado.

História da Revolução de 32

Foi um movimento armado ocorrido entre os meses de julho e outubro do ano de 1932 e tinha como objetivo derrubar o primeiro governo do então presidente Getúlio Vargas.

Vargas fechou todo o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e assim depôs todos os governadores. Insatisfeita com essas atitudes, a população paulista iniciou protestos e fortes manifestações, como a do dia 23 do mês de maio que terminou em um conflito armado.

A revolução teve seu estopim no dia 9 de julho seguindo o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias. O levante se estendeu até o dia 2 do mês de outubro do mesmo ano de 1932, quando os então revolucionários perderam a batalha para as tropas federais do governo.

Mais de 35 mil paulistas lutaram contra os mais de 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Getúlio Vargas ficou no poder até o ano de 1945, mas em 34 era colocada uma nova Constituição dando portanto início a um processo de democratização.

Esse foi o verdadeiro sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão e que a luta valeu a pena.

M.M.D.C.

O ápice da Revolução Constitucionalista se deu com a morte dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade no momento da tentativa de invasão da sede de um jornal que era favorável ao então regime de Getúlio, no dia 23 de maio de 32.

Por isso, também em homenagem a estes jovens heróis e estudantes que foram assassinados porque defendiam o movimento constitucionalista, o dia 23 de maio é celebrado como o Dia da Juventude Constitucionalista.

E na capitão de São Paulo, o obelisco localizado no Ibirapuera é o monumento construído como símbolo da dor da perda da vida dos bravos estudantes.

A sigla MMDC é um acrônimo e significa às iniciais dos nomes pelos quais os mártires eram conhecidos e que se transformaram no símbolo do movimento revolucionário.

MMDC
MMDC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho Thiago do sertanejo Leandro emociona ao homenagear pai em aniversário

Thiago Costa, que é filho de Leandro usou as redes sociais, nesta quinta-feira para homenagear o pai que faria 58 anos neste dia. O cantor, que fazia dupla com o irmão, Leandro, faleceu a 21 anos atrás.

Na data em que Leandro completaria mais um ano de vida, Thiago publicou uma imagem do pai e escreveu uma pequena, mas emocionante homenagem ao pai sertanejo. "Hoje esse lindão faria 58 anos, festa nos céus! Te amo, meu coroa", escreveu o rapaz.

Seguidores se emocionaram com a lembrança. "Grande homem do bem, super família, amigo dos amigos um exemplo a ser seguido, saudade eterna!", escreveu um. Outro relembrou a carreira musical de Leandro: "Saudades da voz desse grande ídolo!".


O sertanejo faleceu em 1998 aos 36 anos, quando Thiago tinha apenas 13 anos. Thiago formou dupla com seu primo, Pedro, filho de Leonardo, mas os dois encerraram a parceria em 2013.

Além de Thiago, o famoso deixou outros três filhos. São eles Leandro, Lyandra e Leandro Borges.
Sem…

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Dia da Árvore em 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore deste 1985, uma data que marca o início da primavera e o começo de um novo ciclo para o meio ambiente.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Oração de São Camilo

Oração a São Camilo de Léllis para buscar a cura da alma, proteção da carne e nos livrar do mal e tudo que possa tirar a nossa paz espiritual.