Pular para o conteúdo principal

Dia do Rock é 13 de Julho

O Dia Mundial do Rock é comemorado todos os anos em 13 de Julho no Brasil, essa data é comemorada desde o ano de 1985 para celebrar as bandas e cantores do gênero da música.
Trata-se de uma homenagem ao Rock and Roll, um estilo musical que revolucionou a música e o comportamento das pessoas e da juventude na segunda metade do século 20.

O Rock 'n' Roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

Dia do Rock é 13 de Julho
Dia do Rock é 13 de Julho

Nos dias atuais em que vivemos, o rock é um gênero musical composto basicamente por instrumentistas chamados roqueiros e por influências que continuam com o mesmo propósito original do rock que é o de lutar pela liberdade de expressão.

Celebrando o dia do rock


Mesmo sabendo que o dia do rock é 13 de Julho, uma data conhecida por Dia Mundial do Rock, é um evento comemorado somente no Brasil, sendo promovido principalmente pelas rádios paulistas desde 1990 que consagraram o dia 13 de julho como sendo o Dia do Rock nacional.

Já os americanos por exemplo, preferem celebrar o dia do rock um pouco antes em 9 de Julho.

Quando chega o Dia do Rock, nas principais cidades do Brasil são feito eventos com shows de importantes bandas representantes do rock and roll nacional e internacional, além de artistas, roqueiros e outros grupos e cantores de generos semelhantes como o metal.

A origem do Dia Mundial do Rock se dá justamente no dia 13 de julho de 1985, marco em que houve um grande evento chamado Live Aid com show simultâneo na cidade de Londres na Inglaterra e também na Filadélfia nos Estados Unidos.

O objetivo principal deste evento era conscientizar as pessoas do mundo inteiro sobre a pobreza e a fome na Etiópia e em outros países africanos.

O evento contou com a presença maciça de renomados artistas e bandas de rock da época como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins sendo que ele tocou nos dois lugares, Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros grupos roqueiros.

O show neste dia 13 de Julho de 1985 foi transmitido ao vivo para diversos países do mundo todo. Na ocasião deste dia, o cantor e também baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse comemorado o Dia Mundial do Rock.

Então, feliz dia do rock! A explicação é que foi neste dia, no ano de 1985, data em que ocorreu o festival Live Aid em Londres e na Filadélfia. Desde então, Phill Collins que inventou essa data declarou aquele como o sendo o Dia do Rock and Roll.

Mas essa data comemorativa não é tão mundial assim. Nem mesmo os americanos e os ingleses levaram tão a sério. Apenas os brasileiros e as rádios rock nacinais desde aquela época passaram a considerar que o Dia do Rock é 13 de Julho, explica o cantor, radialista e compositor Kid Vinil, que é autor do livro Almanaque do Rock.

O que fazer no Dia do Rock? Você pode vestir uma camisa da banda de rock favorita, passar o dia do rock ouvindo os álbuns favoritos e assistindo shows e, porque não, ajudar famílias necessitadas ou algum morador de rua com roupas ou comida por exemplo que é o propósito e o ideal desta data dedicada ao rock.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Mensagem para o dia do atendente de telemarketing

Mensagem com uma bonita homenagem para parabenizar os operadores neste 4 de Julho pelo dia do atendente de telemarketing e todos os profissionais de suporte.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement