Pular para o conteúdo principal

Dia de Nossa Senhora do Carmo é 16 de Julho

Nossa Senhora do Carmo tem sua festa litúrgica no dia 16 de Julho e é padroeira da Ordem do Carmo, do Chile, Parintins e de Pernambuco.

Conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo, esse é o título dado à Santíssima Virgem Maria em seu papel de padroeira da Ordem Carmelita.

Os primeiros carmelitas eram eremitas cristãos que viviam no então Monte Carmelo, na Terra Santa, logo no final do século XII até meados do século XIII.

Eles construíram no meio de seus eremitérios uma capela em que eles dedicaram à Santíssima Virgem, a quem eles conceberam em termos cavalheirescos como a "Senhora do lugar".

Desde o século XV, a devoção popular a Nossa Senhora do Carmo está centrada no Escapulário de Nossa Senhora do Monte Carmelo, também conhecido como Escapulário Marrom.

Tradicionalmente, diz-se que Maria entregou esse Escapulário a um carmelita chamado São Simão. A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo celebra-se anualmente no dia 16 de julho.

A solene festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi celebrada pela primeira vez na Inglaterra no final do século XIV. O objetivo era agradecer a Maria, a padroeira da Ordem Carmelita, pelos benefícios que ela lhe concedeu em seus primeiros e difíceis anos.

A instituição da festa pode ter vindo na esteira da vindicação do título "Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria" em Cambridge, Inglaterra, em 1374.

A data escolhida era 17 de julho; no continente europeu esta data entrou em conflito com a festa de Santo Aleixo de Roma, exigindo uma mudança para 16 de julho, que continua a ser a festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo em toda a Igreja Católica.

Dia de Nossa Senhora do Carmo é 16 de Julho
Dia de Nossa Senhora do Carmo é 16 de Julho

A história de Nossa Senhora do Monte Carmelo

Eremitas viviam no Monte Carmelo, perto da Fonte de Elias, no norte de Israel, no século XII. Eles tinham uma capela dedicada a Nossa Senhora.

No século XIII, eles se tornaram conhecidos como "Irmãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo". Eles logo celebraram uma missa e um ofício especial em honra de Maria.

Em 1726, tornou-se uma celebração da Igreja sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Durante séculos, os carmelitas se viram especialmente relacionados a Maria.

Seus grandes santos e teólogos promoveram a devoção a ela e muitas vezes defenderam o mistério de sua Imaculada Conceição.

Santa Teresa de Ávila chamou o Carmelo de "a Ordem da Virgem". São João da Cruz atribuiu a Maria o salvamento de se afogar quando criança, levando-o ao Carmelo e ajudando-o a fugir da prisão.

Santa Teresa do Menino Jesus acreditava que Maria a curou da doença. Em seu primeiro dia de comunhão, Thérèse dedicou sua vida a Maria. Durante os últimos dias de sua vida, ela falava com frequência de Maria.

Há uma tradição que pode não ser histórica de que Maria apareceu a São Simão, um dos líderes das Carmelitas, e lhe deu um escapulário, dizendo-lhe para promover a devoção a ele.

O escapulário é uma versão modificada da roupa de Maria. Simboliza sua proteção especial e chama os usuários a consagrar-se a ela de uma maneira especial.

O escapulário nos lembra do chamado do evangelho à oração e à penitência, um chamado que Maria modela de forma esplêndida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Rebecca engravida enquanto estava grávida e dá à luz a gêmeos com três semanas de diferença

Rebecca engravida enquanto já estava grávida e bebês conhecidos como 'super gêmeos' foram concebidos com três semanas de diferença. A gravidez é motivo de alegria para as mulheres que tanto almejam ter um filho. No entanto, essa jornada que começa com a descoberta da gestação até o momento em que a mãe vai segurar o seu pacotinho de amor nos braços podem reservar algumas surpresas. Uma mãe inglesa passou por uma situação inusitada e atípica com a maternidade. Aos 39 anos de idade, Rebecca Roberts, estava esperando ansiosa pela chegada do filho Noah quando descobriu que estava esperando mais um bebê. A descoberta somente aconteceu durante um examme de rotina 12 semanas mais tarde. Isso quer dizer que ela ficou grávida estando grávida. “Fiz um exame inicial com 7 semanas e outro com 10 semanas. Em ambas as vezes foi identificado apenas uma criança. Era sempre um bebê. Até que com 12 semanas surgiu um outro bebê”, explicou a inglesa. Ela disse ainda que fez o examme com a mesma

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Oração a Santa Paulina

Pedido de oração para Santa Paulina para alcançar a graça na saúde que tanto precisa e agradecer as bênçãos recebidas pela Madre que ajudou o povo sofrido.

Mãe passa mal ao perder a filha, enfarta durante o velóri0 e a família enterra dois corpos "Descanse em paz"

  Com certeza uma das coisas mais emocionantes e lindas na vida de uma mulher é a chegada de um Filho, é a partir desse momento que ela passa a dedicar toda sua vida para aquele novo ser, e consequente o amor passa a ser incondicional, sem limites para essa paixão.  Hoje vamos contar um caso muito triste e comovente envolvendo o amor de mãe e filha, acompanhe. Maria Helena da Silva, tinha 63 anos, e faleceu no velóri0 da sua filha. O fato ocorreu nesta sexta-feira (7). Sua filha tinha 38 anos, e se chamava Maria Franciele da Silva. O situação aconteceu no município de Piripiri, no bairro de Floresta. Maria Helena acompanhava o velório da sua filha que acontecia em sua casa, ela não resistiu a comovente despedida e veio a óbit0, essas informações foram cedidas pelo cabo Abimael, da polícia militar. Ainda segundo o cabo, Maria Franciele estava hospitalizada em um hospital regional na cidade de Piripiri, e faleceu por volta de 23 horas de quinta-feira (06).  No dia seguinte o corpo foi le