Pular para o conteúdo principal

Dia de Nossa Senhora do Carmo é 16 de Julho

Nossa Senhora do Carmo tem sua festa litúrgica no dia 16 de Julho e é padroeira da Ordem do Carmo, do Chile, Parintins e de Pernambuco.

Conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo, esse é o título dado à Santíssima Virgem Maria em seu papel de padroeira da Ordem Carmelita.

Os primeiros carmelitas eram eremitas cristãos que viviam no então Monte Carmelo, na Terra Santa, logo no final do século XII até meados do século XIII.

Eles construíram no meio de seus eremitérios uma capela em que eles dedicaram à Santíssima Virgem, a quem eles conceberam em termos cavalheirescos como a "Senhora do lugar".

Desde o século XV, a devoção popular a Nossa Senhora do Carmo está centrada no Escapulário de Nossa Senhora do Monte Carmelo, também conhecido como Escapulário Marrom.

Tradicionalmente, diz-se que Maria entregou esse Escapulário a um carmelita chamado São Simão. A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo celebra-se anualmente no dia 16 de julho.

A solene festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi celebrada pela primeira vez na Inglaterra no final do século XIV. O objetivo era agradecer a Maria, a padroeira da Ordem Carmelita, pelos benefícios que ela lhe concedeu em seus primeiros e difíceis anos.

A instituição da festa pode ter vindo na esteira da vindicação do título "Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria" em Cambridge, Inglaterra, em 1374.

A data escolhida era 17 de julho; no continente europeu esta data entrou em conflito com a festa de Santo Aleixo de Roma, exigindo uma mudança para 16 de julho, que continua a ser a festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo em toda a Igreja Católica.

Dia de Nossa Senhora do Carmo é 16 de Julho
Dia de Nossa Senhora do Carmo é 16 de Julho

A história de Nossa Senhora do Monte Carmelo

Eremitas viviam no Monte Carmelo, perto da Fonte de Elias, no norte de Israel, no século XII. Eles tinham uma capela dedicada a Nossa Senhora.

No século XIII, eles se tornaram conhecidos como "Irmãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo". Eles logo celebraram uma missa e um ofício especial em honra de Maria.

Em 1726, tornou-se uma celebração da Igreja sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Durante séculos, os carmelitas se viram especialmente relacionados a Maria.

Seus grandes santos e teólogos promoveram a devoção a ela e muitas vezes defenderam o mistério de sua Imaculada Conceição.

Santa Teresa de Ávila chamou o Carmelo de "a Ordem da Virgem". São João da Cruz atribuiu a Maria o salvamento de se afogar quando criança, levando-o ao Carmelo e ajudando-o a fugir da prisão.

Santa Teresa do Menino Jesus acreditava que Maria a curou da doença. Em seu primeiro dia de comunhão, Thérèse dedicou sua vida a Maria. Durante os últimos dias de sua vida, ela falava com frequência de Maria.

Há uma tradição que pode não ser histórica de que Maria apareceu a São Simão, um dos líderes das Carmelitas, e lhe deu um escapulário, dizendo-lhe para promover a devoção a ele.

O escapulário é uma versão modificada da roupa de Maria. Simboliza sua proteção especial e chama os usuários a consagrar-se a ela de uma maneira especial.

O escapulário nos lembra do chamado do evangelho à oração e à penitência, um chamado que Maria modela de forma esplêndida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Signos que combinam entre si

Saiba tudo sobre a compatibilidade de signos no amor, na amizade e os signos que combinam com o seu no horóscopo.

Dia da Tia é 21 de Setembro

O Dia da Tia é comemorado em 21 de Setembro ! Parabéns para você tia, a pessoa mais linda que eu conheço e para todas as titias do mundo.

Oração de São Bento

Prece a São Bento de Núrsia para os estudos e demais causas pessoais, coma medalha e fé em Deus, reze a oração milagrosa diante dos seus impossíveis.

Cat Janice não quer deixar o filho Loren desamparado financeiramente

 A cantora norte-americana Cat Janice, de 31 anos e enfrentando um estágio terminal de câncer, dividiu com seus seguidores um plano cuidadosamente elaborado para garantir o futuro financeiro de seu filho de sete anos. Ela apelou para que seus seguidores ajudassem a divulgar sua música original dedicada ao filho, intitulada "Dance You Outta My Head". Cat fez questão de registrar essa e todas as suas outras composições em nome de seu filho, Loren, visando assegurar recursos para ele no futuro. "Todos sabem que estou travando uma batalha contra o câncer há algum tempo, e queria lançar esta música como uma forma simples de transmitir minha mensagem. Espero que apreciem", anunciou ela. Cat expressou sua esperança de que seus fãs apoiassem sua causa, afirmando: "Minha última alegria seria se vocês salvassem minha música e a reproduzissem, pois todos os lucros serão destinados diretamente ao meu filho de sete anos, a quem estou deixando para trás". Recentement

Carlos Alberto reencontra Cassiano Ricardo, filho do falecido Roni Rios

Carlos Alberto da Nóbrega fica aos prantos após reencontro com Cassiano Ricardo Rios, filho do falecido ator Roni Rios que interpretava a Velha no programa 'A Praça É Nossa'. Com base nas informações do Portal Contigo, o programa Fofocalizando trouxe uma onda de emoção ao receber a visita de Carlos Alberto da Nóbrega, o eterno apresentador de A Praça É Nossa. Isso ocorreu porque o humorista teve a oportunidade de reencontrar Cassiano Ricardo Rios, filho do falecido ator Roni Rios, que interpretava a personagem da Velha no programa de comédia do SBT. Roni Rios faleceu em 2001, aos 64 anos, vítima de câncer linfático. Além do filho, a viúva do ator, Omara Rios, também participou do programa vespertino. Ao reencontrar a querida família de seu antigo amigo, Carlos Alberto não conseguiu conter as lágrimas. Ele se emocionou ao abraçar o jovem rapaz, que havia crescido: "Meu Deus, que emoção! Quanto tempo. Você se parece muito com seu pai", disse o apresentador, visivelme